Aqui estou eu mais uma vez, escrevendo no blog que só Taty lê, hehe, mas tudo bem.
Falarei sobre o fim de semana que se passou. Há algumas horas eu voltei de Lille, uma grande cidade aqui da França, situada bem ao norte, no departamento de Nord Pas-de-Calais. Fomos ontem a noite para Lille, eu e Rafa, pois hoje ele tinha uma entrevista de estágio numa empresa de Lille. Então fui o acompanhando, para ele não ir sozinho, e assim também aproveitamos um pouco a cidade. De início, pensamos em passar o fim de semana todo em Lille, mas Rafa disse que preferia ficar em casa, treinando para a entrevista. Então compramos passagens de trem para o domingo a tarde e reservamos apenas uma noite de hotel.
No sábado, como Rafael ficou estudando, eu e Renata fomos à Paris! Foi bem bacana, fazia bastante tempo que não fazíamos nossos passeios bacanas por Paris. Fomos ao Jardim de Luxemburgo, Pantheon, Museu do Quay Braly (acho que é assim que esquece), Institut do mundo árabe, passeamos pelo Marais (bairro de Paris), vimos a estátua da Liberdade (pois é, perto da Torre Eiffel, tem uma estátua da Liberdade, igual a de NY, mas menor, bem menor), fizemos comprinhas na Champs Elysées (na Zara, mais especificamente, que é o máximo que meu dinheirinho aguenta). Só voltamos para Compi no último trem, foi um dia bem proveitoso, embora tenham ocorridos alguns imprevistos, como eu ter sido atacada por um pombo violento no Jardim de Luxemburgo. Ok, ele nem encostou em mim, mas por pouco, pois ele, atraído pela nossa Mc Fritas, resolveu instalar-se debaixo da minha cadeira. Fato esse que foi suficiente para eu sair correndo e gritando pelos Jardins de Luxemburgo. Sim, sim, para quem não sabe eu tenho fobia por penosos, principalmente pombos e galinhas. Engraçado, não me vêm à memória nenhum outro incidente recente em que eu fui semi-ameaçada por um bixo asqueroso desses, pois em geral minha fobia me deixa longe deles, fora de perigo.
Mas o ataque do pombo foi compensado pelo fato que entramos totalmente de grátis nos museus e monumentos, apresentando nosso Titre de Séjour, uhu! Explicação: aqui na França tem uma lei que em todos os museus/ monumentos nacionais, os jovens de 12 a 25 anos podem entrar gratuitamente. Os jovens "vindos" da União européia, ou ainda "residentes na União européia. Mas esta semana nós recebemos o documento que se chama Titre de Séjour, que comprova que somos residentes legais na França, até nosso visto expirar, em agosto. Aí no Pantheon eu vi o túmulo de Pierre e Marie Curie gente, foi emocionante! E no Pantheon tinha também um . protótipo da experiência do Pêndulo de Foucalt, gigante, pendurão no teto, oscilando bonito e comprovando o movimento de oscilação da Terra. Bem bacana.
Na hora de ir embora de Paris, por pouco não perdíamos o trem, que era o último do sábado, pois nos abastalhamos vendo roupa na Champs, mas, depois de algumas carreiras pelas estações de metrô, chegamos à tempo. Chegamos à tempo de esperar o trem por mais meia hora. Foi muito estranho, dificilmente os trens aqui se atrasam, mas a hora do trem partir foi passando, e nenhuma notícia. De repente, pessoas dentro do trem começam a receber ligações no celular e saem do trem correndo. Como durante o dia vimos um foco de fumaça perto de uma linha de trem, e bombeiros ao redor, ficamos com medo que tivesse havido algum atentado terrorista contra trens, algo do tipo. Depois de um tempo de muitas especulações, ouvimos um rapaz que havia saído do trem voltar e contar a uma senhora que estava perto de nós que estavam esperando a polícia para acompanhar o trem. Bem, com uns 30 minutos de atraso o trem saiu, e deu tudo certo. Procuramos na internet uma possível causa para terem chamado a polícia, e não achamos nada. O interessante é que quando anunciaram que o trem ia partir, apenas uma parte das pessoas que havia saido voltaram. Mistéeeerio!
Pronto, isso foi oq aconteceu em Paris no sábado. No domingo, às 16h, eu e Rafa pegamos 2 trens regionais e 1 TGV para chegar à Lille. Achamos a cidade bem agradável. No domingo à noite só jantamos no restaurante que ficava embaixo do nosso hotelzinho, e fomos dormir, pois no outro dia a entrevista de estágio de Rafa seria às 9h da manhã, numa cidade vizinha à Lille, Perenchies. Hoje acordamos cedo, e às 7h30, ainda totalmente escuro, pegamos o metrô em direção a tal cidade. Chegando lá, mais 30 minutos para descobir onde ficava exatamente à empresa. O tempo estava beeeeem feio, chuva, chuva, chuva, vento, um horror. E Rafa foi selecionado para o estágio, êEÊê, mas ele acha que não vai ficar, pq está pesquisando algo mais parecido com o q ele faz aí no Brasil, que é Eng. Clínica. Entrevista feita, voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisas e passamos mais 5h30 rodando com elas por Lille. Basicamente dizendo, pegamos muita chuva e muito vento, passeamos em shoppings (yes, Lille tem shopping fechado, que nem no Brasil e na Inglaterra. Em Paris em geral tem ruas de comércio e galerias de loja, mas é meio diferente de shopping mesmo), fomos na feirinha de Natal (aparentemente toda cidade aqui na França tem uma feira de Natal), e pegamos mais chuva e mais vento. Aí depois pegamos 2 trens regionais e chegamos na bela Compiègne, que pelo que Renata disse, tb choveu o dia todo.
e fotos? Bem, estão na máquina, estou com preguiça de colocar agora, mas de amanhã não passa!
Beijos a todos vou dormir!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Lab da UTC
Quinta-feira passada começaram minhas aulas de TP (Travail Pratique) da disciplina MC02 (aquela de máquinas elétricas triste de difícil, mas assim, abordagem mecânica de máquinas elétricas, da qual por sinal fiz a PIOR prova da minha vida esta manhã, mas isso é outro assunto). Por alguns instantes, eu até fiquei feliz de estar em um laboratório de novo. Não era um lab de eletrônica (saudades do LDE, snif snif), mas tinha basicamente os mesmos equipamentos né (osciloscópio, fontes, etc) e o mesmo climão. Era uma mistura do LDE com os laboratório de eletrotécnica, sabe. Aliás, tinha aquele ar década de 70 do CTG, huahuahua.
Pois é amigos, aparentemente o laboraório da UTC não tinha nada demais. Nada super hitech. Mas tinha uma coisa que aí no CTG não tem, que é organização e quantidades sobressalente das coisas (tinha um armário cheio de amperímetros, voltímetros, frequencímetro óptico, entre outros). Fora que os cabos e ponteiras de prova ficam todos organizados, penduradinhos em ganchinhos na parede, separados por cor e tamanho. Eu devia ter tirado uma foto, eu sei!
E era espaçoso, bem espaçoso! Sobrava bancada gente!
E o técnico que deu a aula (eu suponho que ele seja técnico né, não sei), super me lembrou Seu Santos de Medidas Eletromagnéticas!! O cara deu monte de avisos de segurança, mesmo aqueles mais banais, no ínicio da aula.
Foi proveitosa a aula, ficamos fazendo testes num motor assincrono (ôôô, saudades de gerador) com uma carga lá, eu não entendo direito (e não é pelo francês não, é pelo assunto mesmo) mas foi bacaninha.
Beijos amores, preciso finalmente lavar meus pratos.
Pois é amigos, aparentemente o laboraório da UTC não tinha nada demais. Nada super hitech. Mas tinha uma coisa que aí no CTG não tem, que é organização e quantidades sobressalente das coisas (tinha um armário cheio de amperímetros, voltímetros, frequencímetro óptico, entre outros). Fora que os cabos e ponteiras de prova ficam todos organizados, penduradinhos em ganchinhos na parede, separados por cor e tamanho. Eu devia ter tirado uma foto, eu sei!
E era espaçoso, bem espaçoso! Sobrava bancada gente!
E o técnico que deu a aula (eu suponho que ele seja técnico né, não sei), super me lembrou Seu Santos de Medidas Eletromagnéticas!! O cara deu monte de avisos de segurança, mesmo aqueles mais banais, no ínicio da aula.
Foi proveitosa a aula, ficamos fazendo testes num motor assincrono (ôôô, saudades de gerador) com uma carga lá, eu não entendo direito (e não é pelo francês não, é pelo assunto mesmo) mas foi bacaninha.
Beijos amores, preciso finalmente lavar meus pratos.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Mochilão Tooussaint - A partida de Beauvais e a chegada em Dublin
Bem, agora que o sufoco maior de provas já passou, posso começar a postar falando sobre meu mochilão nas ilhas britânicas, né!
Mas vou escrevendo aos poucos, pq tem mt coisa pra contar, huahuah!
On y va!
1e jour - Sexta 23/10: Compiègne -> Beauvais -> Dublin
Eu e meus companheiros de aventura saímos bem cedinho de Compiègne, via busu (2 euros) rumo à cidade de Beauvais, que fica a coisa de 60km daqui. Beauvais é onde tem o aeroporto, padrão de qualidade rodoviária, de onde saem os vôos baratinhos (low cost). Gastamos 20 euros na passagem Beauvais- Dublin, e isso por que pagamos caro, hehe!
Nosso vôo era somente às 13h, e chegamos em Beauvais (se lê Bôvé) às 9h, então aproveitamos para passear pela cidade. Fomos conhecer a Cáthedrale Saint Pierre, que é meio que o único ponte turístico da cidade.





Depois, pegamos um táxi e fomos pro aeroporto. E pegamos o avião para Dublin !!
Depois de um tranquilo vôo RyanAir, chegamos na bela Dublin. Nossa primeira aventura foi "Como chegar ao Hostel". Bem, tudo o que tinhamos era o endereço. Mas fomos ajudadas por um segurança do aeroporto que nos disse o ônibus que tinhamos de pegar para chegar na Talbot Street. De fato, a única coisa que entendemos ele falar foi o nº do ônibus, hehehe, afinal, demora um pouquinho pra mudar a tecla SAP de français pra english né!?

Pegamos o ônibus de 2 andares, e depois de uns 40 minutos chegamos à O'Connel Street, que é uma das avenidas principais de Dublin. Após a segunda visita do dia à Mc Donalds, fomos atrás do Hostel. Mas eu cometi um pequenino engano: o nome da rua do Hostel era Talbot PLACE e não Talbot Street. Hehe. Fizemos esta descoberta depois de pensarmos que o hostel,q ue eu reservei pela Internet, seria uma fraude, pois no nº21 da Talbot Street tinha um prédio abandonado. Mas no nº 21 da Talbot Place, que era ali pertinho Thanks God!, estava o melhor hostel da viagem, o Jacobins inn, carinhosamente apelidado de "Jacobinho".


Nos acomodamos na nossa suitenha de 10 camas, e, após descansar e tomar banho, saímos para explorar Dublin. Nessa primeira noite não encontramos a zona de bares principal, então acabamos num pub meia boca perto do hostel, bebendo uma Guiness (que é uma cervejaria irlandesa muito conhecida no mundo todo) escura, ô coisinha ruim. Aviso aos navegantes: nem esperem grandes farras nesse mochilão, pq eu e meus companheiros de viagem fizemos mais a linha "passeios o dia todo e cama a noite toda".

Ai depois fomos dormir e nos preparar para nosso primeiro dia de passeios por Dublin!
;)
[ok, primeiro dia contado, os proximos 8 vão em outros posts, assim vcs vão ter oq ler até minha próxima viagem, kkkk]
Mas vou escrevendo aos poucos, pq tem mt coisa pra contar, huahuah!
On y va!
1e jour - Sexta 23/10: Compiègne -> Beauvais -> Dublin
Eu e meus companheiros de aventura saímos bem cedinho de Compiègne, via busu (2 euros) rumo à cidade de Beauvais, que fica a coisa de 60km daqui. Beauvais é onde tem o aeroporto, padrão de qualidade rodoviária, de onde saem os vôos baratinhos (low cost). Gastamos 20 euros na passagem Beauvais- Dublin, e isso por que pagamos caro, hehe!
Nosso vôo era somente às 13h, e chegamos em Beauvais (se lê Bôvé) às 9h, então aproveitamos para passear pela cidade. Fomos conhecer a Cáthedrale Saint Pierre, que é meio que o único ponte turístico da cidade.
Depois, pegamos um táxi e fomos pro aeroporto. E pegamos o avião para Dublin !!
Depois de um tranquilo vôo RyanAir, chegamos na bela Dublin. Nossa primeira aventura foi "Como chegar ao Hostel". Bem, tudo o que tinhamos era o endereço. Mas fomos ajudadas por um segurança do aeroporto que nos disse o ônibus que tinhamos de pegar para chegar na Talbot Street. De fato, a única coisa que entendemos ele falar foi o nº do ônibus, hehehe, afinal, demora um pouquinho pra mudar a tecla SAP de français pra english né!?
Pegamos o ônibus de 2 andares, e depois de uns 40 minutos chegamos à O'Connel Street, que é uma das avenidas principais de Dublin. Após a segunda visita do dia à Mc Donalds, fomos atrás do Hostel. Mas eu cometi um pequenino engano: o nome da rua do Hostel era Talbot PLACE e não Talbot Street. Hehe. Fizemos esta descoberta depois de pensarmos que o hostel,q ue eu reservei pela Internet, seria uma fraude, pois no nº21 da Talbot Street tinha um prédio abandonado. Mas no nº 21 da Talbot Place, que era ali pertinho Thanks God!, estava o melhor hostel da viagem, o Jacobins inn, carinhosamente apelidado de "Jacobinho".
Nos acomodamos na nossa suitenha de 10 camas, e, após descansar e tomar banho, saímos para explorar Dublin. Nessa primeira noite não encontramos a zona de bares principal, então acabamos num pub meia boca perto do hostel, bebendo uma Guiness (que é uma cervejaria irlandesa muito conhecida no mundo todo) escura, ô coisinha ruim. Aviso aos navegantes: nem esperem grandes farras nesse mochilão, pq eu e meus companheiros de viagem fizemos mais a linha "passeios o dia todo e cama a noite toda".
Ai depois fomos dormir e nos preparar para nosso primeiro dia de passeios por Dublin!
;)
[ok, primeiro dia contado, os proximos 8 vão em outros posts, assim vcs vão ter oq ler até minha próxima viagem, kkkk]
domingo, 8 de novembro de 2009
Ui, amanhã tenho minha primeira apresnetação de trabalho em francês. Quer dizer, de fato é a segunda, pq a primeira foi de Gestão de Projetos, mas eu falei bem pouquinho, era um grupo de 5 pessoas, então me colocaram p falar bem pouquinho. Mas amanhã tenho uma exposição de Economia Industrial, em dupla, para falar sobre a concorrência TVXInternet, argumentar mesmo sabe.
E pra piorar, eu me abastalhei e não percebi que a apresentação era no mesmo horário do exame pro Titre de Séjour ( que é o documento que nos permite ficar aqui por 1 ano, aí tem que fazer um exame médico). Mandei um e-mail para o professor, espero q ele deixe apresentar artigo ao fim da aula!
beijo amores, vou à missa.
E pra piorar, eu me abastalhei e não percebi que a apresentação era no mesmo horário do exame pro Titre de Séjour ( que é o documento que nos permite ficar aqui por 1 ano, aí tem que fazer um exame médico). Mandei um e-mail para o professor, espero q ele deixe apresentar artigo ao fim da aula!
beijo amores, vou à missa.
domingo, 1 de novembro de 2009
de volta à França
Oi gente, cheguei hoje de manhã em Compiègne, depois de 9 dias de mochilão pela Irlanda e Inglaterra!
Foi maravilhoso, embora muito cansativo. Essa semana estou cheeeeeeeeia de provas, então só no próximo fim de semana poderei contar com detalhes a viagem, ok?
beijão!
Foi maravilhoso, embora muito cansativo. Essa semana estou cheeeeeeeeia de provas, então só no próximo fim de semana poderei contar com detalhes a viagem, ok?
beijão!
Assinar:
Postagens (Atom)