Como todos que lêem o blog devem saber, minha permanencia na França no primeiro semestre de 2010 dependia de eu encontrar um estágio. O contrato de intercâmbio da gente é no formato 1 semestre aula + 1 semestre estagio. Aqui na frança, pelo menos nos cursos de engenharia, ninguém estuda e estagia ao mesmo tempo. Os recrutadores, nas entrevistas de estágio, nao entendem como os brasileiros podem ter no curriculum estagios de um ano ou mais. O curso tem 2 semestres nao consecutivos dedicados a estagio. Acho que também nao tem curso noturno, e entre aulas e praticas e monitorias a pessoa acaba tendo o que fazer quase todas as manhas e tardes da semana. Estilo Eletrônica UFPE! Huahua
Mas eu enrolei tanto para contar a novidade: arrangei um estágio! É numa empresa que faz peças de automóveis, para a Citroen, Peugeut, Renault, entre outras. Mas especificamente, faz as partes de plastico, tipo para-choques, lanternas, etc. Chama-se Plastic Omnium. E é em Lyon, no centro-leste da França, 500 km daqui e de Rafa, que vai morar numa cidade na "Grande Paris". É tipo como se ele fosse morar em Moreno. Vai ser difícil a distancia, mas vamos conseguir! E vai ser bom profissionalmente pros 2 né! Vamos tentar se ver todo fim de semana.
Esse estágio foi a primeira vaga em que eu me inscrevi, no início de novembro, pois relaciona-se com Labview. Eu devo ter me inscrito numas 25 vagas de estagio ao todo, o que é pouco até. Eu acredito que foi mais difícil para mim conseguir estágio pois a UTC não tem eletrônica né. E pras vagas de mecânica eu não tinha todas as competências necessárias. Então eu tinha que procurar as vagas por mim mesma, na internet e direto nos sites das empresas. A UTC tem um sistema, tipo um sig@, onde as empresas depositam vagas de estágio e os alunos podem ver as ofertas, de acordo com seu perfil. Além disso, a coordenadora de estágio dos estrangeiros, Aurelie, se comunica com empresas e pede ofertas de estágio para os intercambistas, ai redireciona para o e-mail da gente. Muita gente conseguiu o estágio através dessas vagas.
Eu mandei minha candidatura para essa vaga da Plastic Omnium em novembro, e uns 15 dias depois recebi um telefonema, e fiz uma entrevista por telefone. Ai no começo de dezembro recebi outro telefonema, marcando uma entrevista presencial, em Lyon, no dia 16/12. Mas eu quebrei o pé no dia 13, e tive que remarcar, para o dia 07/01. Eu imaginava que no dia 07 eu já conseguiria andar melhor (e realmente já conseguia, pois desde semana passada consigo apoiar o pé no chão, oq não é bom p pé né, mas facilitada muuuito). De toda forma, passei as férias de natal mandando curriculos. No dia 05, recebi outro telefonema, de uma empresa em que eu tinha me candidatado através de uma das ofertas de Aurelie. Não era em eletrônica, era para trabalhar com parte financeira (mas eles queriam engenheiro) mas eu me empolguei bastante, pois era em Paris, numa empresa beeem grande, e tb eu poderia "expandir" meu horizantes, já q tb nunca fui lá apaixonada por eletrônica. Fiz a entrevista no dia seguinte,na própria estação de trem de Paris, para não precisar me locomover, mas a pessoa não me deu a resposta na hora, pois ainda ia entrevistar outros 2 colegas meus, brasileiros. Então no dia seguinte, tive que ir de td jeito para Lyon, com gesso. A dificuldade é que não tem trem direto de Compiègne para Lyon; era preciso ir até Paris e mudar de estação para pegar o trem para Lyon. Ou seja, eu ainda teria que pegar metrô em Paris. Mas Rafa me ajudou, me deixou dentro do trem para Lyon e depois voltou p Compiegne. O trecho Paris-Lyon estava cheeeeio de neve, então a viagem atrasou um pouco, pois o trem não podia ir na velocidade normal. Quando cheguei na estação de Lyon, um taxi me levou para a empresa, que fica a uns 40 min do centro de Lyon. Ai eu tive a entrevista né, falei primeiro com os engenheiros, que me mostraram o projeto, explicaram a missão, etc. E depois falei com a mulher do RH, que fez perguntas mais de personalidade, para traçar meu perfil psicológico, né, hehe.
Admito que antes de fazer a entrevista eu estava mais interessada na vaga de Paris, da entrevista do dia anterior, mas depois de ver o projeto, entrar nos laboratórios da empresa, meu coração de engenheira eletrônica falou mais alto e eu fiquei super interessada no projeto. O que foi bom, por que enquanto eu estava em Lyon fazendo minha entrevista, a mulher da outra vaga me mandou um e-mail dizendo que ficou com meu outro colega. Ai acabou sendo o melhor para todos né, pois este meu colega tb não tem bolsa de estudos, e já estava achando que teria que voltar para o Brasil.
Ah sim, mas o pessoal da Plastic Omnium não me deu a resposta na hora não, só no outro dia. E foi positiva! \0/
Agora a bronca é arranjar lugar para morar em Lyon...
bem, vou nessa, tenho 2 provas quinta e sexta!
beijão e até agosto!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Q FeliZZ!!! Estagio Clau!!!
ResponderExcluirPena q vai ficar longe, mas ta valendo!!
=)