quinta-feira, 18 de março de 2010

seria hoje


Hoje, 18 de março de 2010, poderia ser um dos dias mais marcantes da minha vida. Mas eu escolhi adiar esse dia, para uma data ainda indefinida, e sem tanta emoção como seria o 18 de março de 2010. E hoje foi mais um dia banal, cuja grande emoção foi terminar o programa em LabView no qual tenho trabalhado no último mês.

Hoje é a formatura de engenharia 2009.2 CTG-UFPE. Ou seja, é a formatura da minha turma, a formatura que seria minha também se eu não tivesse resolvido viver meu sonho europeu, que não é tão sonho assim, mas valeu e continua valendo muito a pena. E como toda escolha na vida, meu sonho europeu me fez perder muitas coisas, e acredito que a perda mais marcante foi esse 18 de março, assim como o 3 de abril, data do baile de Eletrônica 2009.2. Eu fiz minha escolha consciente, eu sei, mas ainda assim acho que tenho o direito de me lamentar um pouco, né? Ok, não tenho não.

É que desde que eu comecei a frequentar formaturas, sonho e imagino a minha. Por muito tempo achei que não teria baile de formatura, pois não é sempre que o pessoal de eletrônica se junta para fazer uma festa. Mas o meu se juntou e fez. E eu fui a primeira a assinar o contrato, e a começar a pagar, numa época que meu sonho francês estava meio adormecido. Também, de início, eu pensava em passar só 6 meses na França, esta estória de estágio começou depois. Mas o meu sonho europeu acordou com toda força, e tudo pareceu menos importante, face a esta oportunidade. Eu fiz minha escolha, não me arrependo.

Mas não estou triste não, apenas com muita saudade de todos que eu amo que estarão lá no teatro da UFPE esta noite, e digamos um pouco chateada por não poder partilhar desse momento com eles esta noite. Estou é muito feliz e orgulhosa por todos meus amigos que conquistaram essa desafio que é eletrônica, que mereceram muito chegar a esse dia. Taty, Ré, Doug, Doca, Bruno, Marcyus, Henrique, Dobbin, Celestino (espero não ter esquecido ng mesmo, hehe) parabéns mesmo por este diploma. Meus engenheiros e minha engenheiras queridos!!!

E para os que não vão colar grau oficialmente ainda, como Sil, Ade e Marcel, meus parabéns também, afinal, vocês estão quaaaase lá, que nem eu! 2010.1 a gente vira engenheira (se o prof. Tomás, o coordenador de Eletronica, validar minhas cadeiras né)

Foi uma honra ter partilhado 4 anos e meio de estudos com vocês! Eu nunca vou esquecer tudo que passamos, os sufocos com as matérias, os aperreios com os projetos, os risos, as brincadeiras, os estudos na casa de Ré e de Sil, as caronas com Taty, a conversa fiada na cantina, as festas na casa de Doug... Foi tudo muito bom, até no stresse a gente se divertia. Obrigada por fazerem esses anos de faculdade uma experiência inesquecível!

E, de certa forma, apesar de não estar formada, também não volto para a Federal né, não preciso mais pagar cadeiras, é só validar o que eu fiz aqui (menos o estágio, pois eu já fiz o estágio obrigatório no Brasil), o que pode levar algum tempo. Então tb me sinto um pouco "me formando" junto com minha turma.

Uma das coisas que mais dói quando penso na minha volta ao Brasil, é o fato que minha vida, minha rotina, não será a mesma de quando sai de casa, pois não haverá mais eletrônica, não irei mais todos os dias para a CDU, não estacionarei no CTG, e de chinelo e roupa velha, subirei as escadas até o 4° andar, pq o elevador estaria quebrado. E não encontrarei esses amigos que se tornaram tão importantes e presentes na minha vida. Vai ser difícil.


PARABÉNS ENGENHEIROS ELETRONICOS 2009.2
muito sucesso nessa nova fase. é só o começo.


(e não esqueçam dos amigos estudantes que moram no exterior, agora que vocês terão um grau de escolaridade a mais, snif)

domingo, 14 de março de 2010

...

Como protesto porque ninguém comenta mais no meu blog, eu fiz greve de postagens!!
Mas aí agora bateu a vontade de escrever e resolvi furar minha própria greve. Sabe, tem tantas coisas bacanas q eu penso sobre minha estadia aqui que eu gostaria de compartilhar com meus poucos leitores, mas sempre esqueço, e isso é ruim, pois assim não partilho nem registro minhas reflexões. Mas agora eu não estou muito para reflexões e prefiro só contar o que se passou na minha vida desde o último post. Nada em especial, fora o fato que eu estou desaprendendo a usar o teclado brasileiro, grrr.

No estágio está tudo bem, estou gostando do trabalho, mas estou um pouco preocupada pois ainda não iniciei minha missão, meu tema mesmo do estágio. E eu estou a 3 semanas fazendo um programa para um teste de deformação a altas temperaturas usando captores lvdt, e é um projeto beeeeem menor que a minha missão, e eu levei todo ese tempo. Quando eu tiver no meu projeto principal, terei que agilizar meu trabalho. Acho que o problema foi que eu e meu tutor não discutimos bem todos os detalhes do projeto, e ai eu fazia de um jeito, mostrava a ele depois de pronto e ele me mandava mudar. Para o projeto principal eu vou discutir cada detalhezinho antes de iniciá-lo, para não desperdiçar tempo. Em compensação, cada vez eu sei aprendo novas ferramentas em LabVIEW, então vale a pena.
A coisa que eu mais gosto de fazer no estágio são os testes termodinâmicos nas peças (parachoques, principalmente, e a soutras partes lá que eu não sei o nome em português - nem em francês, kkkk). As duas últimas semanas passei bastante tempo nos ensaios de ensolação (kkk, em português o nome fica beeem bizarro) das peças. É bem bacana, montar e desmontar o para-choques do suporte, apertar parafuso, fixar os sensores, fazer as medidas antes, durante e depois do teste... é um trabalho bem manual, mas exige bastante prática e conhecimento sobre as peças, eu não faço sozinha, ajudo o técnico especializado.
Também estou fazendo mais amizades no trabalho, pois chegaram vários estagiários nas últimas semanas, e o carro onde eu vou de carona está cheio. Assim, amizade mesmo eu não fiz nenhuma, mas pelo menos tenho conversado um pouco mais. Tem outros estagiários estrangeiros, mas todos moram a bem mais tempo na França, alguns fizeram o curso todo de engenharia aqui, outros estudaram em escola francesa em seus países, etc. Estudante de intercâmbio só eu mesmo.
De resto, não faço nada de interessante. No fim de semana passado, eu e Rafael fomos para Valence, uma cidade a 100km ao sul daqui, onde mora Tia Regina, irmã de minha mãe. Foi um ótimo fim de semana, comemos feijão!! e também um prato típico francês, a raclette. Mas nevou muuuuito no domingo, eu nunca tinha visto nevar tanto. Essa semana deu um esfriada aqui em Lyon, e aparentemente por váras regiões da França mesmo, mas até o fim do mês, quando começa a primavera, o termômetro deve passar dos 10° graus e daí nao baixar mais. Não aguento mais o inverno, meu casaco já anda sozinho. Eu não vejo a hora de poder sair só com uma camiseta e um moletom, casaquinho de linha, peças "leves", hauhaua. Porque verão mesmo, ainda demoooora.
E esse fim de semana quem veio me visitar foir Renata, minha amiga, bem vocês já cansaram de ouvir falar dela aqui né, que morava do meu lado em Compiègne, que sempre viaja comigo e Rafa. Foi ótimo, conheci várias pontos turísticos de Lyon que eu não conhecia ainda e hoje, domingo, fomos numa cidade aqui perto, que se chama Vienne, super bacana. Depois posto fotos aqui =D

bem, vou nessa, que minha roupa está na lavanderia, tenho que ter cuidado para que não me roubem (da primeira vez que lavei roupa aqui em Lyon, meu casaco principal, o branco que eu estou em quase todas as fotos antigas, desapareceu)

beijos!!