quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Demain, demain, on va au

Royaume‑Uni


\0/

Uhu, amanhã começa a tão esperada viagem de Toussaint!
meu primeiro mochilão de verdade pela Europa (visto que quando fui para Bologna, a única parte mochilística foi a ida e a volta, já que lá fiquei hospedada em hotel 4 estrela)!
a primeira vez que vou dormir num Hostel (=aubergue)!

etc

tenho que arrumar minha mochila!

beijo amores!

domingo, 18 de outubro de 2009

Toussaint

Ufa, finalmente, depois de algum stresse (ok, muito) consegui finalizar meu roteiro da viagem do Toussaint (ok, finalizei os pontos principais). Explico: a universidade dá uma semana de férias, é o Toussaint (Todos os Santos). De fato, o dia de Toussaint é 01/11, mas eles dão aqui a semana de férias antes, ou seja, do dia 24 ao dia 31 de outubro. E nós (eu, Rafa e Renata) resolvemos ir para o Reino Unido, já faz bem 1 mês. Começamos comprando as passagens de avião (Ryanair):
  • Paris (Beauvais)- Dublin : Sexta 23
  • Dublin - Liverpool: Segunda 26
A idéia era ir de trem/ônibus de Liverpool até Londres, e de Londres voltar para Paris de TGV... Mas ai começaram os problemas... depois de muita indecisão sobre que dia voltariamos, acabamos perdendo a reserva do TGV (trem de grande velocidade) com preço bom, e o novo preço era totalmente fora do nosso orçamento. Além disso, o preço do trem direto de Liverpool para Londres também era totalmente fora do nosso orçamento. Então nos restou ir de ônibus pinga-pinga de Liverpool para Londres (6 horas de viagem, ui). Até tinha uns trens com preço razoável, mas o horários era péssimo, e demorava umas 4 horas, então ficamos com o bus mesmo. E de bus também voltaremos de Londres para Paris, 9 horinhas, huahaua, mas pelo menos vai ser de noite ) da noite do sábado 31 para o domingo 01. O pior é que eu comprei essa passagem para Rafa e Renata barata, mas deixei para comprar a minha depois, pq queria ver s achava um jeito de voltar mais cedo , na sexta, mas não achei, e terei de pagar o dobro deles para voltar para casa.

Outro dilema foram os aubergues. Onde ficar? Eu pesquisei muito, me guiando principalmente por sites de busca de aubergues, q tem fotos, comentários de visitantes, etc. No orkut as informações são muito bagunçadas, mas tb ajudou um pouco. O hotel de Liverpool já estava resolvido há tempos, mas somente durante esta semana reservei o aubergue de Dublin e hoje reservei os de Londres (como serão 4 noites em Londres, eu fiquei com medo de reservar um lugar ruim, então reservei 2 noites em 1 hostel, 2 noites em outro). A parte ruim foi q como fui adiando em fazer as reservas (a pesquisa eu já vinha fazend a tempos, mas como nunca chgava numa conclusão, deixava para depois) muita coisa não tinha mais vaga, e os preços estavam um pouco mais altos.

Bem, espero que dê tudo certo!!

Agora só falta eu convencer Rafa a irmos visitar o Stonehenge !!

beijo amores!!

p.s.: Sobre o jogo de quarta-feira, foi ótimo! Estádio super moderno, e olha que já tem mais de 10 anos! Estava bem cheio, a torcida era animada, fazia ôla, cantamos cazá cazá! Foi 3X1 para a França! Teve torcedor invadindo o campo e tudo o mais! No fim do jogo, tentamos tirar foto perto do campo, mas mandaram a gente sair, hehe

terça-feira, 13 de outubro de 2009

formatura!

Eu sou uma pessoa abençoada, eu sei disso. E um dos presentes que Deus me deu foram meus amigos maravilhosos que eu fiz naquele ambiente inóspito que é o 4º andar do CTG. Eu só fiquei amiga mesma da galera já no profissional (bem, de alguns eu já era próxima antes, tipo Doug e Rodolfo). Mas as meninas, em especial, só viraram minha amiga de técnicas digitais pra cá [valeu Betão!!]. Taty, minha companheira de caronas, que me deixou viciada em coisas de casamento [acho que tem noiva que não passou tanto tempo como eu passei na internet procurando coisa de casamento p Taty, huahuaa, mas esse vício já passou. Embora ainda seja um assunto que me interessa muito, hehehe]. Ré sempre tão doce, sempre tão solícita e disposta, apesar de ter as costas largas [inteeerna total né]; a dona do nosso quartel general oficial de estudos, que guarda tantas histórias nossas! Ré e Taty são casadas na eletrônica, né, mas eu sou a amante de Taty!! [interna total! II]. Sil e Ade, a dupla dinâmica, muitos risos, muitas fofocas, muita doidice nas seções de estudo [vide em eletrônica III (3 pontinhos)] ! Sil sempre reclamando pq eu falo demais! Ade minha dupra de Micro! Bah, não posso deixar de falar tb de Doug né, que nos acompanhou em todos esses momentos, que foi a primeira pessoa que conheci da minha então futura turma, e que virou um irmãozão para todas nós =D
Ah, é valido dizer que agente se aperreou muito juntas também, mas se divertiu mais ainda!

Bem, todo esse blá blá blá (de fato, eu comecei a escrever esse post a 2 dias atrás, e agora pretendo finalizá-lo e postá-lo) é porque meus amigos de Eletrônica fizeram uma coisa que foi muito especial para mim, e da qual jamais vou esquecer. Como eu já disse antes, eu vou perder "minha" formatura, devido a minha aventure européenne. E no fim de semana passado, houve a sessão de fotos para a placa e convites da formatura. Eu sempre tive uma queda por placas de formatura, huahauah, sempre adorei observá-las pelos corredores do CTG. Sei lá, é como uma marca que você vai deixar lá depois que se formar. É um símbolo de tudo que a pessoa viveu naquele prédio. A muito tempo atrás eu encontrei a placa de formatura da minha mãe (pra quem não sabe, ela era engenheira civil). Faz quase 20 anos que ela se foi, mas a placa ainda está lá, mostrando que ela passou por ali. E aí eu imagino tudo que ela deve ter vivido ali, assim como u vivi. Enfim, voltando à sessão de fotos, qual foi minha surpresa quando, ao olhar o álbum do orkut de Ré eu vi que eu também estava presente em algumas fotos não-oficiais, hehehe. As meninas (eu acho que foi Taty, por que ela que "me" segurava em todas as fotos) imprimiram uma foto do meu rosto e colaram no rosto de um bichinho de pelúcia, e levaram pra seção de fotos =D Isso significou mt pra mim, por que por muito tempo eu sonhei no dia que eu estaria lá com elas, celebrando nossa formatura, nossa vitória. E de certa forma eu estive né, nos sentimentos daqueles que gostam de mim.

Obrigada pessoal ;)





sábado, 10 de outubro de 2009

sobre o clima louco de Compiègne

Eu achava que não usaria mais um short esse ano (bom, não sem meia-calça). O outono chegou, a temperatura estava caindo, assim como as folhas das árvores. Usar no mínimo 2 blusas e 1 casaco estava virando rotina (eu inclusive fiz uma feirinha básica de roupas de meia estação semana passada, ahuahau), e eu já estou decidida a comprar um casaco mais grosso, por que os meus não darão conta do recado em algumas semanas (ok, tem o Manteau do lã de madrinha, mas ele é muito sério).
Mas nesse momento eu vos escrevo de short e sutiã, de tanto calor que está fazendo! Fora que meu quarto, assim como meu quarto de Recife, pega todo o sol da tarde, o que o torna especialmente quente. De fato, ao longo da semana, fez calor vários dias, ou melhor dizendo, não fez o frio que se esperava, mas como de manhã (aqui só amanhece as 7h30 da manhã, antes é escuro) é sempre friozinho, saio de casa preparada p frio, e depois passo calor.

Ah, Rafael e Renata foram p Mont Sant Michel, excursão da universidade. Eu não fui, pq combinei de encontrar Taoï, minha prima, e Tio Romero, em Paris, amanhã. Enquanto isso, estou abandonada aqui no Roberval, no calor!!

Vou abrir mais a janela, acho que vai melhorar!!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

football


Aha, quarta da próxima semana nós vamos ver um jogo França X Áustria, no Stade France, em Paris! Que por sinal foi o estádio onde houve a final da Copa de 98, mas deixemos isso para lá...

Então, vão umas 14 pessoas aqui de Compiègne, e nós estamos no meio (de fato, estamos organizando). Segundo fui informada, a França precisa ganhar esse jogo para ir para a Copa de 2010... Advinha pra quem a brasileirada vao torcer, huahau!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

2/12

Hoje, 5 de outubro, fazem 2 meses que cheguei a Compiègne. Que deixei minha vidinha que eu amo tanto em Recife, as pessoas queridas e tudo mais, pra realizar meu sonho de morar fora. Que cheguei totalmente perdida, com o francês mais travado que tudo. Que fiquei não tenho idéia de quanto tempo desarrumando minhas malas, num calor horrível no Cap Affaires, pq eu não sabia como abrir a janela. 2 meses que sai as 8 da noite pela cidade com a Renata atrás de algo para comer, mas estava tudo fechado, mesmo sendo dia claro. 2 meses.
Muita coisa aconteceu nesse tempo; eu guardo cada uma dessas coisinhas aqui na minha memória (e boa parte no blog também né!) com muita emoção. Estar aqui, é meio irreal quando eu paro pra pensar. E tenho medo que passe rápido demais!
Eu sei que daqui a muitos anos, quando eu olhar para trás e lembrar dos muitos anos que terei vivido (se Deus quiser!), sem dúvida 2009/2010 vai estar na lista dos mais marcantes, dos mais importantes. Eu nunca vou esquecer, e nunca vou deixar de agradecer a Deus, todos os momentos que passei/passo/passarei aqui. Das coisas mais banais, como caminhar a beira do Oise (o rio da cidade) às coisas mais deslumbrantes, como assistir a Torre Eiffel acesa a noite, piscando.

Mas tem suas desvantagens, é verdade, passar todo esse tempo longe né. É aquela coisa: as melhores festas sempre caem nas vésperas de provas/ quando vc não tem nada para fazer no fim de semaa, ninguém te liga, quando você tem algo já marcado, recebe várias outras propostas / no ano que eu estava sem beber (promessa) só o que tinha eram fetsinhas com bebida free.
Eu estou meio assim, falando essas coisas, pq ontem foi o Chá de Panela de Taty, minha amiga, e eu obviamente não estava lá. Eu que abandonei meu posto de demoiselle (tipo dama de honra adulta, que nem nos filmes americanos) para viajar. Não estive no Chá, não estarei no casamento. Os momentos mais importantes da vida da minha amiga e eu não vou estar lá. A festa que eu acompanhei cada planejamento, cada idéia, sobre a qual passamos horas e horas falando, eu não vou.
Também vou perder a formatura de Mari e de Marcellinha (bom, uma das duas eu teria que perder de td jeito, pq serão no mesmo dia). Minhas amigas de longa data se formando, tornando-se engenheiro e advogada, respectivamente, e eu aqui longe, sem poder abraçá-las e dizer quão feliz e orulhosa estarei pela realização delas.
E por fim, minha própria formatura! Ou melhor dizendo, a formatura da minha turma, que lutou comigo todos esses 9 semestres na UFPE, em busca de se tornarem engenheiros eletrônicos. Toda formatura que eu vou desde que entrei na faculdade, eu sonho com o momento da minha formatura, tanto a colação quanto o baile. Como eu vou só colar grau quando voltar da viagem, nem sei se terei ao menos uma colação no teatro. Baile, talvez se eu participar da festa da turma de 2010.1. Mas não vai ser a mesma coisa, não é a minha turma, eu não tenho uma história com eles. Eu sempre adorei placas de formatura. Este fim de semana o pessoal vai tirar as fotos da placa e do convite, e bem, eu não estarei nelas. Minha foto não vai ficar eternizada nas paredes do CTG junto com a deles, meus companheiros nessa longa jornada que tem sido a engenharia eletrônica.

hahaha, fora que eu vou perder várias festas de arromba né? hauhaua, adoro bailes!

Observação:
Não, eu não estou reclamando de estar aqui! Que fique bem claro, hauhauhau, isso é o sonho de td a minha vida! Mas bem, é meio triste pensar nas coisas que estou perdendo ai no Brasil né. Mas, colocando na balança, o que eu ganho aqui pesa mais ;)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

postando da Biblioteca

Aha! eu descobri que aqui na biblioteca da UTC tem tipo uma cabinezinhas onde dá para ligar a bateria do laptop e utilizá-lo normalmente! Que nem tem no CTG! Vou trazer o laptop pra universidade com mais frequênencia, e ai, nos intervarlos entre minhas aulas posso ficar fazendo minhas coisas. Na UTC tem vários pc's com acesso a internet nos corredores, mas não tem cadeira, então fica ruim de passar muito tempo lá.

Outra coisa que preciso fazer é começar a ir estudar francês no Centro de Línguas, porque, além de frequentarmos as aulas de Francês, é necessário passar 15 horas ao longo de semestre no Centro de Línguas, seja estudando, lendo, vendo sites educativos.

Eu acabei de sair da aula de francês. Minha turma de francês é a menor turma do meu nível, eu acho, somos 6 brasileiros, 1 mexicano, 1 romena (siiiim, uma romena, kkkk), e 7 chineses. Os chineses são legais, eles inventam nomes ocidentais para si mesmo, de modo a facilitar a convivência, hehehe. Então em vez de Feng, Liu, Miu, etc, temos Robert, Louis, Camille, Claire... Mais prático não é?

Na minha sala, cada não chinês tem um chinês de dupla, menos eu, por que Eduardo (um brasileiro do CEFET de Curitiba, que por sinal talmbém faz Eletrônica no Brasil) é egoísta e tem 2 chineses, formando um trio! kkkkkk Essas duplas/trios foram formadas para apresentar seminários sobre a França ao longo do período, mas, em geral, os grupinhos se sentam juntos nas aulas. Eu não tinha grupo (/excluíida) ai entrei na dupla da romena+chinesa. A romena se chama Georgiana. Conclusão: todas as mulheres romenas têm nomes terminados em Ana!
<>
Ah, mas nas últimas 2 aulas eu me sentei junto da chinesa de Larissa (brasileira da PUC-PR), o nome dela é FENG FEI, mas eu não sei o que é nome e o que é sobrenome =/ O nome dela francês é Fanny, eu acho. Ela é legal, sabe falar obrigada, bom dia e boa noite em português (já eu não sei falar nadinha em chinês!) Ela ainda não comprou o livro de francês, então ela faz as atividades junto comigo.

De um modo geral, os chineses sabem muuuita gramática, mas têm problemas em se expressar, ler, etc. Pq os sons são muito diferentes dos da língua deles né? Pra nós de língua latina é beeem mais simples. Tem muita coisa parecida. Os tempos verbais em geral têm o mesmo emprego que em português, então pra gente não é tão difícil saber que tempo usar, o difícil é saber a conjugação, que é bem complicadinha, cheia de verbinhos irregulares. Pelo menos em português todo verbo acaba em R, mas não em francês. Mas nós não somos tão esforçados que nem eles, os chineses, né? huahuahua, Se bem que Rafael me disse que na sala dele do curso intensivo teve um chinês que filou na prova, então eles não são tão estudiosos e dedicados assim !?

Eu estudei 2 anos francês no Brasil, né, então eu aprendi a gramática quase toda... mas eu me esqueci de muita coisa, já que lá eu só dava uma estudadinha no dia da prova mesmo, então não fixei bem o conteúdo. Mas tenho certeza que revisando fixarei =D

Hah, outra coisa que não falei, Rafa foi esse fds para a Oktoberfest em Munich! Não, eu não fui não. Nós tinhamos decidido não ir, pois é muuuito longe, coisa e tal, e eu não queria perder minha aula de francês na sexta a tarde. Mas muita gente se organizou para ir, de carro alugado, e então esta semana surgiu uma vaga no carro do pessoal, pois uma das pessoas queria desistir e ofereceu sua vaga à Rafael. Ai ele foi esta manhã. =D

Estou morrendo de fome, mas não voltei pra casa depois da aula, pois estou esperando Renata, que tem aula até as 18h30, pois queremos ir numa loja que tem no centre ville , a qual está em promoção, huauhau, a Pimkie.

beijos, saudades!

Ah Taty, bom chá de panela!