Local: Sul da França
Data : de 13 a 16 de maio
Meio de Locomoção: Carro alugado
Companheiros : Rafael, Rafael Gadelha, Carlos André, Caio, Luiz Fernando (todos de PE), Zé e Ericky (MG), Renata (RS) e em alguns dias Annabelle (Argentina) e Patricia (Espanha)
Desde que eu comecei o estagio, eu chequei as datas de possiveis feriados e feriadoes, de modo a planejar minhas viagens com cuidado e antecedência. Tinham 2 feriados principais, uma na quinta 13 de maio, que a empresa imprensou, e a segunda feira 24 maio. Para o primeiro feriadao de 4 dias, como no domingo teria o GP de Monaco, Rafael teve a brilhante ideia de explorarmos o Sul da França, a chamada Côte D’azur! De inicio eramos eu, ele, Renata e Gadelha (Gadelha é o menino de Goiana, PE, da turma de Eng. Biomédica de Rafa, que dividia apartamento com ele em Compi). Mas ai lançamos a proposta da viagem no grupo de emails, e logo mais gente se interessou, motivados mais pelo GP de Mônaco que pelas belas praias de pedra do mediterrâneo. Eramos 9 brasileiros, além da argentina Anne e da espanhola Patricia, que se hospedaram com a gente e que fizeram alguns passeios juntas. Anne tb estava em Compiegne, e faz estagio em Montpellier atualmente, ai patricia é colega d etrabalho dela. Patricia tem carro, entao eles nao foram de carro com a gente, mas ficaram hospedadas juntas. No primeiro dia elas passearam com a gente, mas depois se separaram mais. Acho que elas ficavam, com razao, incomodadas pelo fato de falarmos portugues, rapido, todo o tempo, então era dificil para elas acompanharem nossos papos.
A brasileirada veio na quarta a noite para Lyon, onde ficaram, os 8, for a eu, hospedados na minha casa. Sim, dormiram 9 pessoas no meu quarto, dos quais 7 eram homens. Eu e Renata dormimos na cama e o resto se virou em saco de dormir no chão mesmo ! Foi angustiante quando tds chegaram, com suas mochilonas no meu quartinho de 17m2, mas deu td certo, foi na verdade muuuito divertido !
No dia seguinte pegamos o carro no treco de alugar e partimos direçao Marseille. O engraçado é que um dos carro alugados era um Picasso, de um tipo estranho que eu nunca vi no Brasil, azul bem acesso, metalico, e ficaram 5 meninos nele, parecia excursao gay, hueheueh.
Marseille é lindissima, fica a beira do mediterraneo, e tem muitas construçoes antigas, da epoca grega, e tb coisas modernas. Fizemos um passeio de barco pelo litoral, para ver as formoçoes rochosas tipicas da regiao, as Calanques, foi super bacana ! Levamos muitos banhos das ondas no barco, foi bacana ! Muito bonito mesmo. A noite fomos comer perto do porto, bem agradavel o ambiente, cheio de restaurants e barzinhos.
No dia seguinte, sexta-feira, seguimos com destino a Cannes! Fizemos o caminho mais longo, passando por umas encostas rochosas, em Cassis, que tem vistas deslumbrantes, uma mais bonita que as outras. Soh conseguimos chegar em Cannes quase as 18h da noite, não me pergunte pq demoramos tanto que eu não sei. Alguma coisa a ver com eu pilotando o GPS, e pegando os caminhos mais longos, mas com vista para o mar, huahauha. Por sinal, nestes dias também estava rolando o Festival de Cinema de Cannes.
Chegando em Cannes, nem meia hora passamos, pois não conseguimos ligar para o Camping avisando que chegariamos mais tarde. Explicação : estava impossivel de conseguir hotel barato ou aubergue na regiao de Nice em Cannes, estava tudo lotado, e nos acabamos deixando para reservar hotel menos d um mes antes da viagem. Eu ja estava conformada que dormiriamos na rua, mas ai Caio resolveu pesquisar Campings, que sao muitos na regiao, e conseguiu alugar 2 chalés de 3 quartos para nos, super barato, embora a uns 30km de Cannes e Nice. Foi otimo, os chalés era super novinhos e confortaveis, fizemos uma feira e economizamos jantando e tomando café da manha no camping !
Na sexta a noite, depois de instalados no chalé, acabamos ficando por la mesmo, pois jah estava tarde para voltar para Cannes.
No sabado, fomos para Nice, que tb é uma cidade belissima. A praia de seixos, doi demais o pé, além da agua ser gelaaaada, mas por essas bandas estranho seria se a agua fosse morna e a praia de areia. Eu, Rafa, Gadelha, Renata e Carlos ficamos em Nice, e o restante dos meninos resolveram ir à Monaco (que fica a 20 min de trem de Nice) pegar o ingresso da corrida, que seria no dia seguinte. Esses que foram p Monaco ja haviam comprado seus bilhetes pela Internet, mas eu e os outros meninos não, pois o preço tinha subido muito, e resolvemos deixar para comprar na hora. Foi o melhor que fizemos !! Ficamos passeando em Nice e dissemos aos meninos que foram até Mônaco que se eles encontrassem bilhete la para vender nos ligassem avisando o preço. Pois não é que eles encontraram, por 70 euros, enquanto eles compraram na internet, no site oficial, com 2 semanas de antecedência, por 90 euros !! Ai compraram para nos ! Resultado : pagamos mais barato e ainda conhecemos Nice, enquanto os outros passaram meio dia pra pegar os bilhetes em Monaco.
No fim da tarde, enocontramos os outros meninos, ainda em Nice, e toda a ala masculina decidiu voltar (ou ir) para Monaco, pois descobriram que as 19h00 a pista do circuito seria aberta. Mas eu e Renata resolvemos ir à Cannes, onde os meninos se encontrariam conosco depois. O que foi uma grandississima besteira que eu fiz, pois deixei de conhecer direito Mônaco, deixei de passear pelo tunel, etc. Pq no domingo, dia da corrida, soh deu para ver a corrida mesmo. Para piorar, chegando em Cannes constatei que estava sem minha carteira, entrei em desespero (não costuma achar minhas coisas depois de perdidas), ai voltamos para Nice, onde estava o carro, e ficamos esperando os meninos voltarem de Mônaco. A carteira estava dentro do carro, graças a Deus. Seguimos de carro com os meninos para Cannes, mas chegamos la muito tarde, as estrelas ja tinham todas passado pelo tapete vermelho, nao vimos ninguem famoso. Passamos 2 horinhas la e voltamos pro Camping.
No dia seguinte, foi o GP de Mônaco!! Foi um sonho realizado, mesmo ultimamente eu não tendo acompanhado a Formula 1, sempre gostei muito, e não vou esquecer jamais o barulho ensurdecedor do ronco dos motores, a emoçao de ver os carros assim de perto. E o Grande Prêmio de Mônaco é um classico né !! O lugar que ficamos se chama Setor Rocher, é uma morro de terra, cheio de arvores e com nenhuma infra-estrutura. Sim, é um lugar oficial, assim como as arquibancadas, camarotes, etc. So que custa muito mais barato do que a arquibancada mais fuleira, cujos ingressos se esgotam logo, por sinal. No setor rocher eu acho que não tem lotação, quanta gente tiver para comprar, eles vendem ! A vista é bem razoavel, fica numa curva, onde os carros freiam, então da para ver bacana. Infelizmente não chegamos muito cedo, então pegamos um lugar médio, e tinha uma arvore bem na nossa frente, mas pelo menos ficamos razoavelmente confortaveis. Alguns dos meninos ficaram num lugar que dava para ver melhor, mas era pior de sentar. O morro é bem ingreme, desliza muito, por muito pouco não cai varias vezes. Banheiro era longe, e no lugar onde nos estavamos ficava muito dificil de voltar. Então eu fiz xixi no mato mesmo, paciência, hehe. Mas vale muito o que custa, o tal do Setor Rocher, e um dia eu volto e fico num lugar melhor, se Deus quiser!! Inesquecivel !!
Ai de Mônaco voltamos para Nice e de la fomos até Marseille, onde entregamos os carros e seguimos para nossas respectivas cidades !! O tempo estava apertado para mim, mas conseguimos chegar tranquilo a tempo de eu nao perder meu trem de volta !
(sera que alguem vai conseguir ler meu textinho ate o fim, hehe)
(sera que alguem vai conseguir ler meu textinho ate o fim, hehe)
Eu li tudinho hihihihihih
ResponderExcluirGP de Monaco... um dia eu irei!!! Deve ser muito bom assistir de pertinho \o/!!!
Aproveita esse finalzinho na Europa...
Saudades, clau!
Beijos