quarta-feira, 30 de setembro de 2009

carência

Poxa, só Taty comenta no meu blog! Será que ela é a única que lê também?
Amanhã tenho que ir no Bureau des Etudiants (é tipo â associação de estudantes) perguntas umas coisas, para o meu projeto de GE37, a convenção de malabaristas, eu já comentei antes aqui. Eu odeio fazer essas coisas de pedir informações, mesmo em português... e eu nem sei onde fica o BDE. Grrrrrr!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

presa no Clos des Roses

Ai, ai, é cada situação em que eu me meto! Neste exato momento, estou no ap de Rafa, no Clos des Roses; vim aqui lavar roupa né (pq a máquina de lavar aqui é a ficha, e a galera brasileira tem uma malícia de por fio dental na fixa e puxá-la de volta, então sai de graça, enquanto no Roberval, são 3 euros para lavar e 1 para secar), mas as 21h30 a energia da lavanderia, que fica na frente do ap de Rafa, é cortada, para que ninguém use após esse horário. Mas conhecendo brasileiro, vocês já imaginam que também encontramos uma solução para isso: ligar a máquina de secar e lavar numa extensão na tomada do corredor.
Eu coloquei minhas roupinhas para lavar e quando fui ver, a máquina parou de funcionar. E com a máquina desligada, não se consegue abrir a portinha e tirar as roupas. Até aí tudo bem. O problema é que a tal extensão encontra-se atualmente no quarto de Victor (amigo nosso, de Recife tb), pois ele aparentemente teve sua energia cortada por falta de pagamento (afinal, como bons brasileiros, não entendemos como se paga uma conta se não chegou nenhuma fatura pra pagar? a pessoa que tem de ir atrás de pagar?), e ligou a geladeira na tomada do corredor, com essa extensão (a energia da tomada do corredor é do prédio). E ele não quer voltar pro ap dele com medo do vizinho francês dele brigar por terem cortado a luz, hehehe (os aps aqui no Clos des Roses, onde Rafa e os outros pernambucanos bolsistas moram, é composto de 2 quartos individuais, 1 cozinha e 1 banheiro).
Enfim, preciso de uma extensão para religar a máquina e seguir minha lavagem de roupa. Espero que minhas roupinhas não encolham dessa vez (as vezes, elas encolhem na secadora daqui)

ai ai, é divertido demais!

sábado, 26 de setembro de 2009

Parc La Villete - Paris - 26/09

Eu sei que estou super atrasada nos meus post contando das minhas viagens, ou melhor, passeios, pq viagem mesmo só fiz para Bologna para encontrar meus padrinhos (saudades!!). Mas é que é melhor eu pular os atrasados e passar logo para o evento de hoje né? Depois de 2 fins de semana sem pegar o trem legal para Paris, eu e a cidade luz novamente nos reencontramos. Desta vez, nosso objetivo era conhecer o Parc La Villete, no leste de Paris. É um parque muito bonito, bem cuidado, enorme, e cheio de atrações turísticas culturais, além de muito espaço verde, onde viamos várias famílias aproveitando o sábado! Nesse parc, há a Cité des Sciences et de l'Industrie, que é uma espécie de centro cultural, com várias exposições permanentes e algumas móveis, sobre ciencia, tecnologia, comportamento... Eu não tinha visto fotos da estrutura da Cité antes, então, foi uma agradável surpresa ver como são lindas suas instalações. Vejam vocês mesmo na foto abaixo:


Nessa esfera prateada, que se chama La Géode, tem um cinema em 180º, super moderno. Assistimos uma seção de um documentário da National Geographics, Golfinhos e Baleias em 3D!! Foi bem divertido, mas esperavamos mais da tal tela de 180°, acho que era pra ter escolhido um filme sem ser em 3D, que talvez usassem mais da tela grandona... assim, a tela era maior que uma tela normal sim, e era curva né, dentro da esfera, mas pensávamos que seria mais tchan sabe! Mas valeu a pena sim os 7 euros, eu adoooro filme 3D (menina pequena sou eu!). Em seguida, farofamos um pouco no parque, pois já era hora de almoço, e voltamo ao la Cité para ver as exposições permanentes. A título de explicação: essas exposições são bem interativas, basicamente compostas de jogos, atividades que o visitante pode fazer para entender certo fenômeno (estilo "toque no poliedro que não é regular", na seção de geometria) , e não havia instrutores, apenas máquinas, computadores, com vídeos explicativos sobre os diversos assuntos abordados.


Começamos por um sobre Matemática que era muuuito boa, foi minha preferida, tinha vários experimentos interessantes. Depois postarei fotos dos experimentos que mais chamaram minha atenção. Depois, fomos à exposição sobre sons. Tinha uma sala onde tocavamos uma bateria virtual, qum via de fora achava que éramos doidos! Ah, havia também uma máquina de identificação vocal em que ficávamos conversando com uma imagem da Monalisa, ótimo!

Ai chegou a hora da nossa seção no planetário... umas das melhores partes do passeio! Realmente parecia que estávamos olhando o céu estrelado, vendo a Terra, o Sol, etc!

Quando saímos do planetário fomos ver as outras exposições, mas já estávamos um pouco cansados... Bem, nessa segunda parte do passeio, o que me chamou mais a atenção foi a seção de imagens, cheio de atividades do tipo "ilusão de óptica". Adorei!

Quando saímos da la Cité des sciences passeamos um pouco mais pelo parque la Villete e em seguida fomos na região da Bastilha. Passamos menos de meia hora nessa área, foi mais mesmo para conhecer o monumento à queda da Bastilha e o parque des Vosgues. Esses locais são mostrados nas fotos abaixo.




Ai percebemos que estava na hora de pegar o trem de volta para casa e partimos de mêtro rumo a estação Gare du Nord!

Essa é a história deste sábado 26 de setembro!

sobre minhas disciplinas na UTC

Eu já escrevi falando como funcionam as disciplinas na UTC, mas ainda não expliquei direito as cadeiras que estou pagando. Aqui eles chamam as disciplinas, cadeiras, etc, de u.v. (unidade de valor). Pago 5 uv's, as quais são:
  • MC02 - Entrainements electriques a vitesse variable. É minha uv com maior carga horária. 2 horas de aula + 2 horas de TD toda semana, + 4 aulas de 4h de TP, nos meses de novembro e dezembro. Para quem não leu o penúltimo post, TD é um aula só de exercícios, estudos de caso, etc, e TP é aula de projeto. O TD de MC02 é só de questões, graças a Deus o prof faz tds as questões no quadro. Ele dá tempo para as pessoas fazerem antes, mas eu não entendo naaaada do assunto. Preciso estudar, mas é muito chato, e muito difícil. Eu só entendo 50% dq ele fala, pq é mt coisa técnica. Como eu já falei, é no mesmo domínio de Conversão de Energia, máquinas elétricas, mas tem mais mecânica no meio. E eu já odiava conversão, não entendia bulhufas da aula em português, em francês é que não compreendo mesmo. Mas tudo saira bem, tenho certeza =D

  • GE37 - Gestion de Projet. Eu sei que para pessoas de engenharia ele
  • SY08 - Modelisation des systèmes a evenements discrets. Essa uv é trabalhosa, mas é mais gostosa. São 1h30 de TD + 2h de curso toda semana , e 2h de
  • TP a cada 15 dias. No TP vamos aprender a programar em Ladder Automate Programmable Industriel, que é algo que eu esqueci como se diz em português, hauhua, mas acho que dá pra entender o que é. No curso, atualmente estamos dando máquina de estados finitos, redução, mealy, moore, essas coisas q já aprendi em Técnicas Digitais. Mas ai depois vamos dar redes de petri, trabalhar com grafcet, pelo que sei. O professor é o que fala mais claro de todos os meus professores, dá pra compreender 85%. Mas o professor do TD fala meio baixo e pra dentro, é meio complicado acompanhar.
  • trônica UFPE qualquer coisa que pareça ser de eng. de produção soa como fácil, mas Gestão de Projetos aqui definitivamente não é trivial. Temos 2h de aula por semana, mais 3 horas de TD, onde discutimos casos práticos e recebemos orientações sobre nosso Cas Flux que é um projeto de verdade que temos de desenvolver. projeto de qualquer coisa. Eu me infiltrei num grupo de franceses ( o pessoal da universidade em geral é muito fechado) e organizaremos um congresso de malabaristas, huahuaha, parece bizarro, e é, mas pelo menos tenho um grupo, e os caras são compreensivos com o fato de eu não ter condições de participar tanto quanto eles, pela questão de não dominar a língua ainda. Tivemos uma reunião até agora, eu não discuti nada, só prestei atenção e eles me passaram a tarefa de descobrir no tipo grêmio estudantil daqui da UTC quais eventos estão programados para dezembro. E tem muito material da cadeira para ler também. A prova será td escrita, de argumentação, então exigirá muito de mim. Ui ui, mas se Deus quiser, eu dou conta.
  • GE20 - Economie Industrielle. Também não é trivial não pessoas, tem um mói de artigos para ler e estudar. Em geral artigos de revistas, jornais, sobre economia. O professor fala um pouco baixo, e faz muitas perguntas para os alunos (e os alunos falando, ai é que não dá p entender quase nada, falam muito rápido). São 2h de TD e 1h de aula. Tenho de fazer um trabalhinho sobre google versus MicroSoft, por sinal, com mais 2 franceses. Aqui o pessoal gosta muito desse negócio de projeto, trabalhinho, apresentação oral...
  • LA92 - Français Niveau II - Eu fiquei realmente triste pq nao fiquei no nível III, como eu esperava, já q estudei 2 anos de francês, mas paciência, sei q tenho minhas limitações, e apesar de já ter visto boa parte do assunto de gramática, nao lembro ou não consigo empregar tudo como deveria. E eu não fui pro III pq me lasquei nas provas do curso intensivo, admito, não preparei com cuidade minha apresentação oral, então, fui mal e não fui pro nível III, como cerca de metade da minha turma do curso intensivo de francês. Paciência. O nível II é bem misturado, tem gente que fala muito bem, melhor que eu, e tem gente que tem certa dificuldade ainda de se expressar. è o nível adequado para mim mesmo, no III eu seria a pior aluna, uhauhaua. E minha turma é legal, constituida basicamente de chineses e brasileiros. Atualmente, estamos concentrados em redigir um bom CV e uma boa carta de motivação para conseguir um bom estágio =D Ah, são 4 hrs de aula por semana.
êEÊêÊ, consegui finalizar esse post! fazia tempo que eu queria falar desse tema e não consegui!

Ah, a seguir 3 fotos da UTC. A primeira é do Centre Pierre Guillaumat, que é o prédio mais novo da UTC, mais moderno, onde tenho o TD de GE37 e os TP de Sy08 (aqui a gente só chama as uv's pelo código). Aqui parece que estou numa universidade da Europa sabe! Na foto de baixo temos o Centro De Pesquisa, que é um prédio mais antigo, assim, década de 70/80, fácil fácil de se perder!! è onde terei meus TPs de MC02. Nesses dois prédios que citei, é onde ficam os departamentos das engenharias, os laboratórios, as salas dos professores, etc.




E nessa última foto temos o Centro Benjamim Franklin, que é o prédio mais antigo da UTC, onde tivemos todo o curso intensivo de francês e onde tenho todas as minhas aulas de curso e alguns TDS. è feinho né?huahuaha As salas do BF são mais simples, muitas estilo anfiteatro, outras menores para os TDs. O departamento de línguas fica aqui. O centro Benjamim Franklin fica perto do centro, perto da minha casa; já os outros dois centros que fiquei ficam mais distantes. Acredito que a UTC foi se expandindo e, como não devia haver mais terrenos vagos próximos ao centro, construiram esses centros mais novos um pouco mais afastados. Em geral, quando falamos "estou na UTC" é porque se está no centro Benjamim Franklin; quando se está no Centro de Pesquisa ou no Pierre Guillaumat a gente diz que está no "Centre de Recherches".


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

direito de resposta + festa brasileira

Sobre os comentários no tópico anterior, eu não me atrasei!! Na verdade eu acho que não me atrasei, por que não me lembro se escrevi aquele post antes da aula da manhã (a qual eu me atrasei, só entrei no intervalo) ou da aula da tarde (essa eu cheguei em tempo).
Mas é lasca, qualquer atraso de 3 minutos os professores aqui reclamam. Muitas vezes não deixam nem entrar. Mas eu dou aquele meu jeitinho brasileiro e entro no intervalo (em geral, os profs. dão intervalo de 5 minutos após 1 hora de aula). Comentário interno para os colegas de Eletrônica/UFPE : aaah, que saudade de conversão de energia, que o professor só reclamava quando chegavamos mais de 30 minutos atrasados...
E aqui ninguém sai durante a aula, nem mesmo para ir ao banheiro.

Ontem teve uma festa brasileira aqui! Explicações: aqui na França as pessoas em geral gostam muito de participar de associações. A universidade tem várias associações de estudantes, e uma delas é a ESPERANTO, que tem por objetivo auxiliar e integrar os alunos estrangeiros, já que somos muitos, entre graduação sanduíche (oq eu faço), dupla titulação e até mesmo os que fazem o curso todo aqui (em geral, vietnamitas e chineses, além dos africanos de ex- colônias francesas). Tem também o pessoal de mestrado e doutorado (de Recife, tem 1 menina fazendo doutorado-sanduíche e 3 fazendo o mestrado aqui). Ah sim, voltando à ESPERANTO, então, essa associação organiza festas, viagens, atividades diversas para os estudantes estrangeiros. E cada semana eles fazem uma festa de uma nacionalidade. Assim, por fazem leia-se: mandam os estudantes daquele país preparar algo típico e vendem na festa para arrecadar fundos. E isso acontece no bar da universidade, o PIC. Sim, tem um bar na universidade! Nas instalações da universidade; inclusive, só se compra qualquer coisa lá com o cartão da universidade, o mesmo cartão que usamos para pagar nosso almoço, máquina de café, etc. Eita, eu nunca falei do cartão né? Nossa carteira de estudante daqui tem um chip, então "carregamos" ela com dinheiro e podemos usar no restaurante universitário, no bar, para comprar apostilas na biblioteca, e também é aceito em alguns estabelecimentos comerciais, tipo um visa electron.

Voltando a festa brasileira, tinhamos 50 euros para fazer um prato típico + sobremesa para cerca de 100 pessoas. O pessoal que estava organizando resolveu então fazer arroz carreteiro e brigadeiro mole no copinho! Então na segunda a noite a mulherada brasileira (créditos para Carol, Larissa, Carol, Vi, Renata, Ana e eu!) se reuniu aqui no Roberval, interditamos a cozinha do 4º andar e começamos a preparar a comida. Ok, eu piquei a linguiça. Tentei limpar a carne mais é muito difícil. Também mexi a panela do brigadeiro.

Foi bem massinha a festa, estava cheeeio de gente, os meninos fizeram uma seleção de músicas brasileiras bem bacana! Definitivamente, nenhum povo é tão animado como os brazucas!

Mas o bar fechava as 21h30 (matinê praticamente), então depois o pessoal foi para um bar/boate perto da faculdade, o Sun Club, continuar a festa. Os meninos (crédito para Luiz e Caio)fizeram um clip bem legal, com músicas brasileiras, paisagens das principais cidades, contemplando os locais de onde vinhemos (Recife, Curitiba, Rio de Janeiro e Itajubá). No fim, mostrava todas as copas que o Brasil ganhou, mostrava um slide da Copa de 2010 e por fim a bandeira da argentina e uma foto de Maradona, com a pergunta "On y va, et vous?" - TRADUÇÃO: NÓS VAMOS, E VOCÊS?

Foi muuuuuuito legal, os argentinos pegaram ar, kkkkkk

eita, preciso ir se não me atraaaaaso!!!

beijo, amo vocês!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

sobre como são as cadeiras aqui em Compiègne

Olá pessoas queridas!
Cheguei na terça-feira de Bologna, depois (depois é a palavra que mais escrevo aqui no blog)conto em detalhes e fotos minha viagem, vai render uma postagem GIGANTE!
Agora tenho de ser rápida porque tenho aula de Francês daqui a pouquinho, e não posso me atrasar!
Bem, este post tem o objetivo, como diz o título, de explicar como são as cadeiras, as disciplinas, aqui em Compiègne. Afinal, só fiz falar de passeio e viagem aqui no blog né, e estudo que é bom nada, huahuaa.
Bem, o curso de engenharia aqui na UTC é divido em duas etapas:
->Tronco Comum, que são os 2 primeiros anos, o equivalente ao nosso querido e saudoso Básico, da UFPE
-> Branche, que é o equivalente ao nosso profissional, com 3 anos de duração. Pelo que eu entendi, ao fim do tronco comum o aluno escolhe em qual branche se matricular. As opções aqui são:
*GM - Engenharia Mecânica,
*GSM - Engenharia de Sistemas Mecânicos (os brasileiros que fazem Eng. de produção aqui fazem GSM),
*GP - Engenharia de Processos (os brasileiros que fazem Eng. química aqui fazem GP),
*GB - Engenharia Biológica ( que é o que Rafael faz aqui. Pelo que eu entendi, é mais abrangente que a Engenharia Biomédica da UFPE - acredito que é equivalentemente a mesma diferença de biomedica e biologia, aí no Brasil. Dizem que é o melhor curso da área em toda França)
*GSU - Engenharia de Sistemas Urbanos ( os intercambistas de eng. civil, arquitetura e também eng. ambiental aqui fazem GSU. É o curso que minha vizinha e colega de banheiro, Renata, faz)
*GI - rapaz, eu não consegui achar uma tradução para GI, que é Génie Informatique, é como engenharia da computação, eu acho.

Eu faço mecânica aqui, hehehe! Assim, eu escolhi o branche Mecânica, mas, das quatro cadeiras que faço aqui fora o francês, apenas uma é de mecânica mesmo. As outras tem alunos de vários cursos. Depois (olha ele de novo!) eu escrevo especificamente sobre minhas cadeiras.

As disciplinas, que chamamos de U.V., se dividem em 3 grupos:
->Técnicas e Métodos (TM)
->Conhecimentos Científicos (SC)
->Tecnologia e Ciências Humanas (TSH)

Das minhas 5 cadeiras, 2 são de de TSH ( Francês e Economia Industrial), 1 é de SC (Modelagem de sistemas a Eventos discretos) e 2 são de TM ( gestão de projetos e uma doida de mecânica que tem um nome muito difícil, uhauha, eu não decorei não ainda. Para o pessoal de eletrônica: é uma "conversão de energia" bem pior)

A carga horária das disciplinas é dividida em 3 tipos de aula, que acontecem em horários independentes:
-> curso, que é a aula mesmo, onde o professor ensina a matéria
-> trabalho dirigido (TD), onde o professor, não necessáriamente o mesmo que dá a aula, faz exercícios, casos pedagógicos, etc. Em geral, uma disciplina tem várias sub-turmas de TD, cada umas com cerca de 20 alunos. O sistema de matrícula da UTC que define em qual sub-turma ficamos
-> trabalho prático(TP), só algumas cadeiras tem aula de TP. É como as aulas de laboratório que temos em Recife. Sá 2 cadeiras minhas tem TP. O TP não tem toda semana não, em geral, tem a cada 15 dias.

aaaaah, vou chegar atrasada na aula! E aqui os professores reclamam de quem chega atrasado e muitas vezes não deixam entrar. Mesmo que seja no início da aula!! Mas eles dão intervalo de 5 min, mesmo nas aulas de 2 horas de duração.

beijos!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bologna!

Meu blog está jogado às moscas, agora que eu me empenhei mais em escrever, ninguém comenta nada!
Mas continuarei meu monólogo aqui!
Gente, eu sou muito abestalhada, esqueci de contar uma coisa muuuuuito boa para vocês: vou ver meus padrinhos este fim de semana!!! Siim, sim! Não, eles não vêm para Compiègne. Eles chegaram ontem em Bologna, na Itália, para uma feira de negócios! Eles estão representando a FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), do qual são membros. Em outras palavras, é uma viagem free!!
Muitas exclamações né! É para expressar minha alegria em poder vê-los depois de 1 mês longe e sabendo que passarei mais alguns meses sem ver ninguém da minha família. Fora que eu vou conhecer a Itália!
Sexta-feira (11/09) pego um trem para a cidade de Beauvais, que é onde tem o aeroporto de vôos baratos. Meu vôo, ida e volta, custou E$80,00, com taxas. E foi caro viu! Essa empresa que eu vou viajar, a Ryanair, é super famosa aqui entre os lisos, sempre tem ofertas de passagens baratinhas (semana passada tinha passagem de 1 centavo, e sem taxas de embarque, mas o site ficava dando erro). Mas também não tem conforto nenhum, não dão nem maxi goiabinha, e cobram taxa extra pra tudo. Eu tenho que ver como arrumarei todas as minhas coisas no meu mochilão de 40 litros!! Pq é a única bagagem que posso levar! Mas eu ainda preciso descobrir como chegar da estação de trem de Beauvais para o aeroporto de Beauvais!!
Ai depois que eu chegar em Bologna, já descobri um ônibus que sai do aeroporto e deixa na rua do hotel dos meus padrinhos. A bronca vai ser me comunicar em Bologna! Umas colegas aqui de Compiègne que foram mês passado para Milão disse que era difícil lá achar pessoas que falassem inglês!
Ontem eu liguei, via skype, para o hotel dos meus padrinhos, ai fui falando em inglês né, afinal, atendente de hotel no mínimo tem de falar inglês. Mas era uma agonia, toda hora vinha a palavra em francês na minha boca! Mas eu acho que não falei nada em francês não.

Vou comer Bolonhesa de verdade!!

beijos, amo vocês, saudades

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

sobre o tempo em Compiègne

O tempo em compiègne é bem instável. Assim que cheguei, a um mês atrás, fazia bastante calor durante o dia e às vezes esfriava um pouco a noite. E não escurecia antes das 22h. Aos poucos, os dias foram esfriando e começou a anoitecer mais cedo. Mas, desde que começou o mês de setembro, estava fazendo bastante frio (frio para os padrões de uma nordestina que dorme sem ar-condicionado)!! Assim, quando saíamos de manhã para a aula fazia cerca de 17°C - mas como ventava bastante parecia mais frio -e ia esquentando ao longo do dia, mas não chegava a fazer calor. No início da noite voltava a esfriar e acredito que de madrugada chegava à uns 13°. Eu já estava me acostumando com a idéia de ter de sair de casaco todo dia e pensando em aposentar meus modelitos de verão. Entretanto, desde domingo passado, voltou a fazer sol!! Segunda de manhã eu ainda sai de meia-calça e vestido, mas o resto do dia, até à noite, fiquei só no vestidinho mesmo. Desde então, o tempo está bem "verão".Até de janela aberta eu dormi!! E com pijama que eu usava em Recife!! Espero que o frio não volte com muita pressa, afinal, teoricamente, o verão no hemisfério norte só acaba em 22 de setembro!! E eu quero usar minhas roupas de meia-estação!! O vídeo abaixo é meio antiguinho, foi um dia que choveu bastante a noite, eu ainda morava no Cap Affaires. Pelo barulho da chuva, eu acho que era granizo! kkkk, mas só eu e Renata notamos isso, as outras pessoas acham que foi apenas uma chuva forte. Mas chuva forte faz esse barulho todo, huahauhaua! Bem, se não foi granizo, com certeza daqui para janeiro eu terei minha primeira chuva de granizo. Quem sabe até neve né?

reconhecer

Noite passada eu e Renata assistimos ao filme "Maria Antonieta", no qual Kristen Dursten interpreta a rainha da França, esposa de Luis VXI (os reis que foram depostos e executados com a Revolução Francesa). Filme este que, por sinal, eu baixei na minha super internet a uma média de 1,5 Mb/s. Mas de nada adianta toda essa velocidade se não consigo nem baixar em torrent nem no Megacubo (programa de ver TV pela internet), pois a rede daqui do Roberval não deixa. Rapidshare até que daria, mas tem sempre alguem que já está baixando (e só pode baixar 1 pessoa por vez). Megaupload ÀS VEZES consigo baixar.
Ah, voltando ao filme. Bem, a maior parte do filme foi gravada no palácio de Versailles. E eu conheci-o semana retrasada!! É tão mágico ver um filme e reconhecer os cenários, lembrar de tal jardim, tal sala, etc!!
Meu próximo post com certeza será sobre Versailles!

Beijos!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Amiens!

hehehe, pra variar, não atualizei o blog como havia prometido no post anterior. Bem, vou falar agora do último passeio do curso intensivo de francês, que ocorreu no dia 26/08/2009.
Bem, Amiens é a "capital" aqui da minha região, a Picardia. É uma cidade bem maior que Compiègne, tem cerca de 130 mil habitantes, enquanto Compiène tem apenas 40 mil! Foram cerca de 2h de ônibus até chegarmos em Amiens. O objetivo principal da visita era assistir ao espetáculo de luzes na Cathédrale Notre-Dame d'Amiens. Entretanto, esse espetáculo só aconteceria às 22h, e chegamos lá às 17h. Estacionaram os ônibus da excursão à uns 10 minutos a pé do centro e a única instrução que tivemos foi de estar as 22h na Catedral. Então saímos explorando nós mesmos, auxiliados por um folder com os pontos turísticos da cidade. Assim, a cidade nao tinha lá muita coisa pra se ver além da Catedral. O pior é que a gente nem conheceu a Catedral por dentro, quando chegamos ela já estava fechada. Mas foi um dia bem legal! Tiramos foto na frente do palácio de Justiça (a foto das escadarias abaixo), fizemos farofada numa pracinha simpática, Rafael e Victor invadiram na maior cara de pau um centro de esportes que tinha lá, para ver o estádio de hóquei no gelo (os outros meninos entraram mas foram convidados a se retirar) e tiramos fotos em monumentos que não sabiamos exatamente o que eram. Aí depois voltamos para a praça, para ver o tal espetáculo de luzes na fachada da igreja. Eu não esperava que seria tão lindo. Nossas fotos não ficaram lá grande coisa, mas dá para ter uma idéia do que vimos. A Catedral de Notre Dame d'Amiens é no estilo gótico, é a maior catedral em volume da França!É enooorme. E toda sua fachada é ornamentada com imagens em alto relevo na pedra, muito lindo, muito bem feito, com detalhes impressionantes. o espetáculo que assistimos consiste de "colorir" os desenhos da fachada com luzes.nos mínimos detalhes. E eles vão acendendo aos poucos, com uma música bem "gótica" ao fundo, é super mágico !! Aahaha, ótima minha definição né? Foi sem dúvida uma das coisas mais lindas que já vi na vida.
Depois nos aproximamos, para ver de perto, era incrível! Uma riqueza de detalhes!!

Apreciem as fotos!!

Beijos, amo vocês!!







segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Chantilly!!

Nossa, eu abandonei mesmo este blog né? É que o dia a dia aqui é tão corrido, que nunca me lembro de atualizar! Vou tentar escrever nem que seja uma vez por semana.Então... hum, no penúltimo post eu falei da viagem pra Paris né? Bem, eu já fui + 2 vezes pra lá, hehehe, nos últimos 2 fins-de-semanas. De fato, dos 5 domingos que passei na França, apenas 2 fiquei em Compiègne.
Estou muito atrasada em contar as novidades né??!! Mas agora vou só falar dos últimos 2 passeios do intercâmbio, que foram a visita ao Chatêau de Chantilly e para a cidade de Amiens.


Chatêau de Chantilly - 19/08/2009









A cidade de Chantilly fica aqui na minha região, a Picardia. Reza a lenda que foi no Castelo de Chantilly que François Vatel criou o creme chantilly , nham nham. Mas, para os brasileiros, o nome Castelo de Chantilly lembra-nos de um evento altamento badalado que aqui ocorreu: O casamento de Ronaldo Fenômeno e Cicarelli, em fevereiro de 2005. Pois é, vide a curta duração do casamento (menos de 3 meses) e os escândalos em que ambos se meteram após o término (vídeo de Cicarelli na praia, e Ronaldo& os travestis), parece que o belíssimo Chatêau de Chantilly não traz lá grande sorte...

Primeiro fizemos o passeio pelo castelo e depois pelo jardim. Como a essa altura o pessoal estava cansado, eu sai sozinha explorando os jardins gigantes de Chantilly, até que me dei conta de que não tinha mais ninguém conhecido por perto e que, provavelmente, já seria a hora do ônibus sair. Aí eu sai em disparada até o ônibus, até encontrar Rafael na entrada do Chatêau, com a cara desse tamanho pro meu lado, dizendo que só faltava eu do ônibus!! O que era um exagero dele, por que depois que entramos no ônibus ainda passamos uns 10 minutos esperando outros retardatários =D

Ah, neste mesmo dia, antes de chegar à Chantilly, passamos por uma cidade onde tinha um museu de Van Gogh, mas custava cerca de 10 euros para visitar o museu, então só vimos por fora.

Vou arrumar meu quarto que está uma zona, para variar, e depois falo de Amiens!!