sexta-feira, 18 de setembro de 2009

sobre como são as cadeiras aqui em Compiègne

Olá pessoas queridas!
Cheguei na terça-feira de Bologna, depois (depois é a palavra que mais escrevo aqui no blog)conto em detalhes e fotos minha viagem, vai render uma postagem GIGANTE!
Agora tenho de ser rápida porque tenho aula de Francês daqui a pouquinho, e não posso me atrasar!
Bem, este post tem o objetivo, como diz o título, de explicar como são as cadeiras, as disciplinas, aqui em Compiègne. Afinal, só fiz falar de passeio e viagem aqui no blog né, e estudo que é bom nada, huahuaa.
Bem, o curso de engenharia aqui na UTC é divido em duas etapas:
->Tronco Comum, que são os 2 primeiros anos, o equivalente ao nosso querido e saudoso Básico, da UFPE
-> Branche, que é o equivalente ao nosso profissional, com 3 anos de duração. Pelo que eu entendi, ao fim do tronco comum o aluno escolhe em qual branche se matricular. As opções aqui são:
*GM - Engenharia Mecânica,
*GSM - Engenharia de Sistemas Mecânicos (os brasileiros que fazem Eng. de produção aqui fazem GSM),
*GP - Engenharia de Processos (os brasileiros que fazem Eng. química aqui fazem GP),
*GB - Engenharia Biológica ( que é o que Rafael faz aqui. Pelo que eu entendi, é mais abrangente que a Engenharia Biomédica da UFPE - acredito que é equivalentemente a mesma diferença de biomedica e biologia, aí no Brasil. Dizem que é o melhor curso da área em toda França)
*GSU - Engenharia de Sistemas Urbanos ( os intercambistas de eng. civil, arquitetura e também eng. ambiental aqui fazem GSU. É o curso que minha vizinha e colega de banheiro, Renata, faz)
*GI - rapaz, eu não consegui achar uma tradução para GI, que é Génie Informatique, é como engenharia da computação, eu acho.

Eu faço mecânica aqui, hehehe! Assim, eu escolhi o branche Mecânica, mas, das quatro cadeiras que faço aqui fora o francês, apenas uma é de mecânica mesmo. As outras tem alunos de vários cursos. Depois (olha ele de novo!) eu escrevo especificamente sobre minhas cadeiras.

As disciplinas, que chamamos de U.V., se dividem em 3 grupos:
->Técnicas e Métodos (TM)
->Conhecimentos Científicos (SC)
->Tecnologia e Ciências Humanas (TSH)

Das minhas 5 cadeiras, 2 são de de TSH ( Francês e Economia Industrial), 1 é de SC (Modelagem de sistemas a Eventos discretos) e 2 são de TM ( gestão de projetos e uma doida de mecânica que tem um nome muito difícil, uhauha, eu não decorei não ainda. Para o pessoal de eletrônica: é uma "conversão de energia" bem pior)

A carga horária das disciplinas é dividida em 3 tipos de aula, que acontecem em horários independentes:
-> curso, que é a aula mesmo, onde o professor ensina a matéria
-> trabalho dirigido (TD), onde o professor, não necessáriamente o mesmo que dá a aula, faz exercícios, casos pedagógicos, etc. Em geral, uma disciplina tem várias sub-turmas de TD, cada umas com cerca de 20 alunos. O sistema de matrícula da UTC que define em qual sub-turma ficamos
-> trabalho prático(TP), só algumas cadeiras tem aula de TP. É como as aulas de laboratório que temos em Recife. Sá 2 cadeiras minhas tem TP. O TP não tem toda semana não, em geral, tem a cada 15 dias.

aaaaah, vou chegar atrasada na aula! E aqui os professores reclamam de quem chega atrasado e muitas vezes não deixam entrar. Mesmo que seja no início da aula!! Mas eles dão intervalo de 5 min, mesmo nas aulas de 2 horas de duração.

beijos!!

4 comentários:

  1. tinha feito um ocmentario imenso mas me eskeço q dpois tem as letras
    odeio essas letras
    dpois comento de novo ¬¬

    ResponderExcluir
  2. "Agora tenho de ser rápida porque tenho aula de Francês daqui a pouquinho, e não posso me atrasar!"

    Clau, vc se atrasou?!
    hauahuahauahaua
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Pq foi n postou depois?

    Aposto q se atrasou!!!!

    ResponderExcluir
  4. Claudia... atrasada?!?! Imagina...!!!
    Nunca! Jamais!!

    ResponderExcluir