sábado, 26 de setembro de 2009

sobre minhas disciplinas na UTC

Eu já escrevi falando como funcionam as disciplinas na UTC, mas ainda não expliquei direito as cadeiras que estou pagando. Aqui eles chamam as disciplinas, cadeiras, etc, de u.v. (unidade de valor). Pago 5 uv's, as quais são:
  • MC02 - Entrainements electriques a vitesse variable. É minha uv com maior carga horária. 2 horas de aula + 2 horas de TD toda semana, + 4 aulas de 4h de TP, nos meses de novembro e dezembro. Para quem não leu o penúltimo post, TD é um aula só de exercícios, estudos de caso, etc, e TP é aula de projeto. O TD de MC02 é só de questões, graças a Deus o prof faz tds as questões no quadro. Ele dá tempo para as pessoas fazerem antes, mas eu não entendo naaaada do assunto. Preciso estudar, mas é muito chato, e muito difícil. Eu só entendo 50% dq ele fala, pq é mt coisa técnica. Como eu já falei, é no mesmo domínio de Conversão de Energia, máquinas elétricas, mas tem mais mecânica no meio. E eu já odiava conversão, não entendia bulhufas da aula em português, em francês é que não compreendo mesmo. Mas tudo saira bem, tenho certeza =D

  • GE37 - Gestion de Projet. Eu sei que para pessoas de engenharia ele
  • SY08 - Modelisation des systèmes a evenements discrets. Essa uv é trabalhosa, mas é mais gostosa. São 1h30 de TD + 2h de curso toda semana , e 2h de
  • TP a cada 15 dias. No TP vamos aprender a programar em Ladder Automate Programmable Industriel, que é algo que eu esqueci como se diz em português, hauhua, mas acho que dá pra entender o que é. No curso, atualmente estamos dando máquina de estados finitos, redução, mealy, moore, essas coisas q já aprendi em Técnicas Digitais. Mas ai depois vamos dar redes de petri, trabalhar com grafcet, pelo que sei. O professor é o que fala mais claro de todos os meus professores, dá pra compreender 85%. Mas o professor do TD fala meio baixo e pra dentro, é meio complicado acompanhar.
  • trônica UFPE qualquer coisa que pareça ser de eng. de produção soa como fácil, mas Gestão de Projetos aqui definitivamente não é trivial. Temos 2h de aula por semana, mais 3 horas de TD, onde discutimos casos práticos e recebemos orientações sobre nosso Cas Flux que é um projeto de verdade que temos de desenvolver. projeto de qualquer coisa. Eu me infiltrei num grupo de franceses ( o pessoal da universidade em geral é muito fechado) e organizaremos um congresso de malabaristas, huahuaha, parece bizarro, e é, mas pelo menos tenho um grupo, e os caras são compreensivos com o fato de eu não ter condições de participar tanto quanto eles, pela questão de não dominar a língua ainda. Tivemos uma reunião até agora, eu não discuti nada, só prestei atenção e eles me passaram a tarefa de descobrir no tipo grêmio estudantil daqui da UTC quais eventos estão programados para dezembro. E tem muito material da cadeira para ler também. A prova será td escrita, de argumentação, então exigirá muito de mim. Ui ui, mas se Deus quiser, eu dou conta.
  • GE20 - Economie Industrielle. Também não é trivial não pessoas, tem um mói de artigos para ler e estudar. Em geral artigos de revistas, jornais, sobre economia. O professor fala um pouco baixo, e faz muitas perguntas para os alunos (e os alunos falando, ai é que não dá p entender quase nada, falam muito rápido). São 2h de TD e 1h de aula. Tenho de fazer um trabalhinho sobre google versus MicroSoft, por sinal, com mais 2 franceses. Aqui o pessoal gosta muito desse negócio de projeto, trabalhinho, apresentação oral...
  • LA92 - Français Niveau II - Eu fiquei realmente triste pq nao fiquei no nível III, como eu esperava, já q estudei 2 anos de francês, mas paciência, sei q tenho minhas limitações, e apesar de já ter visto boa parte do assunto de gramática, nao lembro ou não consigo empregar tudo como deveria. E eu não fui pro III pq me lasquei nas provas do curso intensivo, admito, não preparei com cuidade minha apresentação oral, então, fui mal e não fui pro nível III, como cerca de metade da minha turma do curso intensivo de francês. Paciência. O nível II é bem misturado, tem gente que fala muito bem, melhor que eu, e tem gente que tem certa dificuldade ainda de se expressar. è o nível adequado para mim mesmo, no III eu seria a pior aluna, uhauhaua. E minha turma é legal, constituida basicamente de chineses e brasileiros. Atualmente, estamos concentrados em redigir um bom CV e uma boa carta de motivação para conseguir um bom estágio =D Ah, são 4 hrs de aula por semana.
êEÊêÊ, consegui finalizar esse post! fazia tempo que eu queria falar desse tema e não consegui!

Ah, a seguir 3 fotos da UTC. A primeira é do Centre Pierre Guillaumat, que é o prédio mais novo da UTC, mais moderno, onde tenho o TD de GE37 e os TP de Sy08 (aqui a gente só chama as uv's pelo código). Aqui parece que estou numa universidade da Europa sabe! Na foto de baixo temos o Centro De Pesquisa, que é um prédio mais antigo, assim, década de 70/80, fácil fácil de se perder!! è onde terei meus TPs de MC02. Nesses dois prédios que citei, é onde ficam os departamentos das engenharias, os laboratórios, as salas dos professores, etc.




E nessa última foto temos o Centro Benjamim Franklin, que é o prédio mais antigo da UTC, onde tivemos todo o curso intensivo de francês e onde tenho todas as minhas aulas de curso e alguns TDS. è feinho né?huahuaha As salas do BF são mais simples, muitas estilo anfiteatro, outras menores para os TDs. O departamento de línguas fica aqui. O centro Benjamim Franklin fica perto do centro, perto da minha casa; já os outros dois centros que fiquei ficam mais distantes. Acredito que a UTC foi se expandindo e, como não devia haver mais terrenos vagos próximos ao centro, construiram esses centros mais novos um pouco mais afastados. Em geral, quando falamos "estou na UTC" é porque se está no centro Benjamim Franklin; quando se está no Centro de Pesquisa ou no Pierre Guillaumat a gente diz que está no "Centre de Recherches".


Nenhum comentário:

Postar um comentário