segunda-feira, 21 de setembro de 2009

direito de resposta + festa brasileira

Sobre os comentários no tópico anterior, eu não me atrasei!! Na verdade eu acho que não me atrasei, por que não me lembro se escrevi aquele post antes da aula da manhã (a qual eu me atrasei, só entrei no intervalo) ou da aula da tarde (essa eu cheguei em tempo).
Mas é lasca, qualquer atraso de 3 minutos os professores aqui reclamam. Muitas vezes não deixam nem entrar. Mas eu dou aquele meu jeitinho brasileiro e entro no intervalo (em geral, os profs. dão intervalo de 5 minutos após 1 hora de aula). Comentário interno para os colegas de Eletrônica/UFPE : aaah, que saudade de conversão de energia, que o professor só reclamava quando chegavamos mais de 30 minutos atrasados...
E aqui ninguém sai durante a aula, nem mesmo para ir ao banheiro.

Ontem teve uma festa brasileira aqui! Explicações: aqui na França as pessoas em geral gostam muito de participar de associações. A universidade tem várias associações de estudantes, e uma delas é a ESPERANTO, que tem por objetivo auxiliar e integrar os alunos estrangeiros, já que somos muitos, entre graduação sanduíche (oq eu faço), dupla titulação e até mesmo os que fazem o curso todo aqui (em geral, vietnamitas e chineses, além dos africanos de ex- colônias francesas). Tem também o pessoal de mestrado e doutorado (de Recife, tem 1 menina fazendo doutorado-sanduíche e 3 fazendo o mestrado aqui). Ah sim, voltando à ESPERANTO, então, essa associação organiza festas, viagens, atividades diversas para os estudantes estrangeiros. E cada semana eles fazem uma festa de uma nacionalidade. Assim, por fazem leia-se: mandam os estudantes daquele país preparar algo típico e vendem na festa para arrecadar fundos. E isso acontece no bar da universidade, o PIC. Sim, tem um bar na universidade! Nas instalações da universidade; inclusive, só se compra qualquer coisa lá com o cartão da universidade, o mesmo cartão que usamos para pagar nosso almoço, máquina de café, etc. Eita, eu nunca falei do cartão né? Nossa carteira de estudante daqui tem um chip, então "carregamos" ela com dinheiro e podemos usar no restaurante universitário, no bar, para comprar apostilas na biblioteca, e também é aceito em alguns estabelecimentos comerciais, tipo um visa electron.

Voltando a festa brasileira, tinhamos 50 euros para fazer um prato típico + sobremesa para cerca de 100 pessoas. O pessoal que estava organizando resolveu então fazer arroz carreteiro e brigadeiro mole no copinho! Então na segunda a noite a mulherada brasileira (créditos para Carol, Larissa, Carol, Vi, Renata, Ana e eu!) se reuniu aqui no Roberval, interditamos a cozinha do 4º andar e começamos a preparar a comida. Ok, eu piquei a linguiça. Tentei limpar a carne mais é muito difícil. Também mexi a panela do brigadeiro.

Foi bem massinha a festa, estava cheeeio de gente, os meninos fizeram uma seleção de músicas brasileiras bem bacana! Definitivamente, nenhum povo é tão animado como os brazucas!

Mas o bar fechava as 21h30 (matinê praticamente), então depois o pessoal foi para um bar/boate perto da faculdade, o Sun Club, continuar a festa. Os meninos (crédito para Luiz e Caio)fizeram um clip bem legal, com músicas brasileiras, paisagens das principais cidades, contemplando os locais de onde vinhemos (Recife, Curitiba, Rio de Janeiro e Itajubá). No fim, mostrava todas as copas que o Brasil ganhou, mostrava um slide da Copa de 2010 e por fim a bandeira da argentina e uma foto de Maradona, com a pergunta "On y va, et vous?" - TRADUÇÃO: NÓS VAMOS, E VOCÊS?

Foi muuuuuuito legal, os argentinos pegaram ar, kkkkkk

eita, preciso ir se não me atraaaaaso!!!

beijo, amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário