quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

atualizando...

Ok, definitivamente, tenho muita coisa para contar aqui. Embora tds que leem o blog já sabem das últimas notícias, por motivo de documentação, acho melhor eu contar né?!

A viagem para Amsterdam (11 a 13 de dezembro) foi ótima, a cidade é linda. Mas no último dia, quando fomos conhecer a bela cidadezinha de Voledam, eu cai (assim, cai do nada mesmo, tropecei num mini-desnível) e fraturei um ossinho do pé, o metatarso. No caminho de volta para o carro, uma senhora holandesa viu de sua janela eu me arrastando apoiada em Rafael e me convidou para esperar em sua casa, enquanto Rafael trazia o carro para perto. Entrei numa casinha holandesa, foi uma experiência cultural interessante (era uma casa normal). Foi mt simpática a dona holandesa, conversamos em inglês, obviamente, e ela me deu uma meinha daquelas de imobilizar pé. Voledam já era o ponto final da nossa viagem (quer dizer, nós ainda queriamos ver os campos de tulipa, mas isso era "quase" no caminho de volta), então achamos melhor ir ao hospital em Compiègne, já que tenho plano se saúde aqui na França. Fizemos um pequeno desvio no caminho em busca dos tais campos de tulipa, mas aparentemente os campos só florescem em janeiro/fevereiro.


{Na foto, observem o degrauzinho assassino, e todo mundo parecendo marginal, escondido no beco, hehe}

Chegando em Compiègne,fomos ao hospital público daqui, que é muito organizado, embora não tenha grandes luxos, claro. Depois daquele chá de cadeira que eu sempre levo por lá, e com o qual já me habituei, o médito disse que precisaria engessar meu pézinho (de fato, até embaixo do joelho) pois havia fraturado o metatarso. Recebi prescição para levar uma injeçãozinha de heparina (anticoagulante) por dia, e tb para comprar as muletas.

Dia seguinte, segunda 14, passei o dia td de molho em casa, e na terça 15, me achando melhor e muito responsável que eu sou, resolvi ir para a aula. Bem, 3 metros depois de sair de casa, eu escorreguei no chão (Deus sabe como), soltei as muletas e me estatelei de costas no chão. Fui de ambulância pro hospital de novo, hehe. Nada grave, uma pequenissima fratura, disse o médico, se eu quisesse poderia ir para casa. Mas como eu ainda estava sentindo minhas costas doloridas, preferi ficar no hospital mais um pouco e ele disse que eu passase a noite lá, então. Fui transferida para um apartamento individual (pois é, hospital público aqui tem apartamento individual) e de lá sai somente no dia seguinte. Créditos para Renata e rafael que me ajudaram em todo o processo. Rafa bichinho, dormiu num saco de dormir no chão ao lado da minha cama no hospital.



Ai na quarta 16 eu voltei para casa. A família de Renata chegava na sexta 18, eles alugaram um apzinho em Paris, então na quinta de noite peguei um bigu com um pessoal que estava com van alugada (merci beaucoup Vi, Mazu e Léo)e fui pro Clos de Roses, que é o residencial onde Rafa mora né. E aqui estou desde então.

O pior disto tudo foi que eu tinha uma entrevista de estágio marcada para o dia 16, mas tive que desmnarcar né. Remarquei para o dia 07, espero que daqui para lá eu consiga me locomover melhor, se não lascou. Só tirarei o gesso dia 18/01, e daqui para lá deveria estar com o estágio confirmado =/ Mas estou mandando muuitos currículos neste período de recesso escolar (do dias 19/12 e 03/01 não tem aula na faculdade, embora eu tenha faltado toda a ultima semana de aulas, devido ao pé e depois a segunda queda), ainda tenho muita fé que vou conseguir um bom estágio =D Outra coisa ruim dos meus acidentes foi que eu e Rafa estavamos com uma viagem marcada para o fim-de-semana seguinte, para Barcelona,cidade que eu estava super a fim de conhecer. Consegui anular as reservas de hotel/albergue, mas as passagens da Ryanair não podem ser canceladas, e a taxa de transferência é mais cara que comprar várias passagens novas. Em outras palavras, não usou, perdeu.

Também foi triste porque assim que voltei do hospital, começou a nevar em Compiègne. E aqui não neva muuuito, nevou só uns 3 dias, agoras já voltou a esquentar, a neve derretou toda já. E quando começou a nevar todo mundo fez guerra de neve, bonecos de neve, etc. No orkut dos meus colegas todos tem mil fotos dos dias de neve em Compiègne. E eu presa em casa esse tempo todo =/ Pelo menos eu já tinha visto neve na vida né, já que fui para Bariloche em 2001 com minha família. A foto abaixo mostra a vista da janela do quarto de Rafa, no dia que nevou:

Eu fico também muito presa em casa pq aqui não temos carro né, o que dificulta bastante as coisas. Precisamos pegar ônibus para tudo, e de muleta mesmo a parada de ônibus perto da casa de Rafa, que é bem próxima, exige um certo esforço. Aliás, muito esforço, eu não sei andar direito com as muletas, a maior parte do tempo eu fico pulando, e canso demais minha perna boa. Também como já levei uma queda, fico com medo de cair de novo. Às vezes eu fico andando direitinho, sem "pular' e sim usando as muletas para me impulsionar, mas ai dói as mãos, hehe. Minhas muletas não são aquelas de axila não, são daquelas de mão , e, que o braço fica a 90° em relação ao corpo. Fora que não é novidade para ninguém aqui que minha coordenação motora e meu preparo físico sempre deixaram a desejar (mesmo quando eu era magra, não tinha fôlego de correr, sempre fui a primeira a ficar cansada ao subir escadas ou fazer caminhadas).

Mas essa semana tenho que criar vergonha na cara e começar a estudar, pois as 2 primeiras semanas de janeiro são basicamente de provas na UTC, e eu preciso me formar, né? Então ser obrigada a ficar em casa terá suas vantagens!!

beijos amores

próximos posts: viagem Holanda e Natal!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Amanhã Amstredam!!!

Pois é, como o titulo da postagem ja indica, amanha eu (e Rafa+Renata+outro Rafael+Cibele) vamos à capital da Holanda, Amsterdam. Vamos sexta, voltamos domingo.
Desde agosto eu,Rafa e Renata combinamos de ir p Amsterdam, mas sempre adiavamos. Mas como os tempos de Compiègne ja estão acabando (mais 1 m mês so), não podiamos desperdiçar o fato que estamos a 4h30 de carro de uma das cidades mais lindas da Europa. Vamos alugar um carrinho (dirigir, iupiii), dormir em Formule1 (é uma rede de hoteis populares, em geral bem distantes do centro), conhecer o Museu de Anne Frank, ir na fabrica da heinekein, visitar campos de tulipas e NÃO fumar nada, nem beber chas de cogumelos, não se preocupem, heheh!!!

Fora isso de Amstredam, tenho uma noticia ruim e uma boa. A boa é que eu vou quarta-feira 16 para Lyon (cidade grande no centro da França-eu moro no Norte)fazer uma entrevista de estagio!!! Rezem para que eu consiga e não precise voltar pra Recife agora, hehehe. Se não eu não trago presente para ninguém, digo logo!!
A noticia ruim é que a maldiçãodo 560-562 (meu quarto e de Renata) contra equipqmentos eletrônicos continua fazendo vitimas. Depois do meu carregador de celular torar o fio, do carregador do laptop de Renata quebrar, das nossas telas de laptop estarem desparafusando, meu carregador do laptop também não quer mais funcionar. é por isso que quase não ha acentos neste meu texto, pois atualmente estou em umas das varias salas de computadores da UTC. E o teclado francês é meio diferente. E não tem como colocar acento agudo no I e A.

That's all!!!

beijos!!!

sábado, 5 de dezembro de 2009

jonglage!

Neste exato momento, estou na Halle de Sports, o ginásio esportivo da UTC, numa convenção de malabarismo! Não, eu não comecei a praticar malabarismo. Quem me conhece sabe que eu não tenho lá grande coordenação motora, né? É o seguinte: eu faço uma disciplina aqui que se chama Gestão de projetos, na qual devemos elaborar um projeto real. E o grupo que me "acolheu" decidiu organizar uma convenção de malabarismo, pois 2 caras da equipe fazem parte do clube de malabarismo da UTC. E a tal convenção é hoje. Bem, até agora, tem 9 pessoas fazendo malabarismos pela sala.
Como eu nao faço nada d malabarismo, fico aqui sentada olhando, mas tb nao posso ir embora, pois sou da organização do evento, kkkk.
Só assim para eu atualizar o blog né?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sagitário


Eu vi o textinho acima num dos muitos blogs de moda que eu amoo, o ItGirls, e logo pensei em copiar e colar aqui, pois tem tudo a ver comigo né? Que, pra quem nã lembra, sou sagitariana...

Natal

p.s.: Comprei uma arvorezinha de Natal!

=/

P.s.: tive que deletar o post com os slides que Taty fez para mim, pois era complicado pq td vez que se entrava no meu blog, a música começava a tocar =/

Paris e Lille

Aha, com aquele atraso básico de 1 semaninha, posto agora algumas fotinhos do sábado 21/11 em Paris e da segunda 23/11 em Lille:
  • Paris
Catedral de Notre Dame

Jardim de Luxemburgo (onde fui atacada pelo pombo)

Eu e Rena

+Jardins de Luxemburgo

A cidade mais linda do mundo

Chegando no Pántheon de Paris
Pántheon

Experiência do Pêndulo de Foucault, no Pántheon
Pose no Pántheon
Instituto do Mundo Árabe

Não, eu não fui para NY

Vista do terraço do Instituto do Mundo Árabe

Mini Estátua da Liberdade de Paris

Andando pela beira do Sena
Museu do Quay Branly


Museu do Quay Branly

  • Lille - Bem, em Lille só tiramos 2 fotinhos, até pq não fomos em pontos turísticos da cidade. Destaque para o shopping cor-de-rosa!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

notícias do fim de semana

Aqui estou eu mais uma vez, escrevendo no blog que só Taty lê, hehe, mas tudo bem.
Falarei sobre o fim de semana que se passou. Há algumas horas eu voltei de Lille, uma grande cidade aqui da França, situada bem ao norte, no departamento de Nord Pas-de-Calais. Fomos ontem a noite para Lille, eu e Rafa, pois hoje ele tinha uma entrevista de estágio numa empresa de Lille. Então fui o acompanhando, para ele não ir sozinho, e assim também aproveitamos um pouco a cidade. De início, pensamos em passar o fim de semana todo em Lille, mas Rafa disse que preferia ficar em casa, treinando para a entrevista. Então compramos passagens de trem para o domingo a tarde e reservamos apenas uma noite de hotel.
No sábado, como Rafael ficou estudando, eu e Renata fomos à Paris! Foi bem bacana, fazia bastante tempo que não fazíamos nossos passeios bacanas por Paris. Fomos ao Jardim de Luxemburgo, Pantheon, Museu do Quay Braly (acho que é assim que esquece), Institut do mundo árabe, passeamos pelo Marais (bairro de Paris), vimos a estátua da Liberdade (pois é, perto da Torre Eiffel, tem uma estátua da Liberdade, igual a de NY, mas menor, bem menor), fizemos comprinhas na Champs Elysées (na Zara, mais especificamente, que é o máximo que meu dinheirinho aguenta). Só voltamos para Compi no último trem, foi um dia bem proveitoso, embora tenham ocorridos alguns imprevistos, como eu ter sido atacada por um pombo violento no Jardim de Luxemburgo. Ok, ele nem encostou em mim, mas por pouco, pois ele, atraído pela nossa Mc Fritas, resolveu instalar-se debaixo da minha cadeira. Fato esse que foi suficiente para eu sair correndo e gritando pelos Jardins de Luxemburgo. Sim, sim, para quem não sabe eu tenho fobia por penosos, principalmente pombos e galinhas. Engraçado, não me vêm à memória nenhum outro incidente recente em que eu fui semi-ameaçada por um bixo asqueroso desses, pois em geral minha fobia me deixa longe deles, fora de perigo.
Mas o ataque do pombo foi compensado pelo fato que entramos totalmente de grátis nos museus e monumentos, apresentando nosso Titre de Séjour, uhu! Explicação: aqui na França tem uma lei que em todos os museus/ monumentos nacionais, os jovens de 12 a 25 anos podem entrar gratuitamente. Os jovens "vindos" da União européia, ou ainda "residentes na União européia. Mas esta semana nós recebemos o documento que se chama Titre de Séjour, que comprova que somos residentes legais na França, até nosso visto expirar, em agosto. Aí no Pantheon eu vi o túmulo de Pierre e Marie Curie gente, foi emocionante! E no Pantheon tinha também um . protótipo da experiência do Pêndulo de Foucalt, gigante, pendurão no teto, oscilando bonito e comprovando o movimento de oscilação da Terra. Bem bacana.
Na hora de ir embora de Paris, por pouco não perdíamos o trem, que era o último do sábado, pois nos abastalhamos vendo roupa na Champs, mas, depois de algumas carreiras pelas estações de metrô, chegamos à tempo. Chegamos à tempo de esperar o trem por mais meia hora. Foi muito estranho, dificilmente os trens aqui se atrasam, mas a hora do trem partir foi passando, e nenhuma notícia. De repente, pessoas dentro do trem começam a receber ligações no celular e saem do trem correndo. Como durante o dia vimos um foco de fumaça perto de uma linha de trem, e bombeiros ao redor, ficamos com medo que tivesse havido algum atentado terrorista contra trens, algo do tipo. Depois de um tempo de muitas especulações, ouvimos um rapaz que havia saído do trem voltar e contar a uma senhora que estava perto de nós que estavam esperando a polícia para acompanhar o trem. Bem, com uns 30 minutos de atraso o trem saiu, e deu tudo certo. Procuramos na internet uma possível causa para terem chamado a polícia, e não achamos nada. O interessante é que quando anunciaram que o trem ia partir, apenas uma parte das pessoas que havia saido voltaram. Mistéeeerio!

Pronto, isso foi oq aconteceu em Paris no sábado. No domingo, às 16h, eu e Rafa pegamos 2 trens regionais e 1 TGV para chegar à Lille. Achamos a cidade bem agradável. No domingo à noite só jantamos no restaurante que ficava embaixo do nosso hotelzinho, e fomos dormir, pois no outro dia a entrevista de estágio de Rafa seria às 9h da manhã, numa cidade vizinha à Lille, Perenchies. Hoje acordamos cedo, e às 7h30, ainda totalmente escuro, pegamos o metrô em direção a tal cidade. Chegando lá, mais 30 minutos para descobir onde ficava exatamente à empresa. O tempo estava beeeeem feio, chuva, chuva, chuva, vento, um horror. E Rafa foi selecionado para o estágio, êEÊê, mas ele acha que não vai ficar, pq está pesquisando algo mais parecido com o q ele faz aí no Brasil, que é Eng. Clínica. Entrevista feita, voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisas e passamos mais 5h30 rodando com elas por Lille. Basicamente dizendo, pegamos muita chuva e muito vento, passeamos em shoppings (yes, Lille tem shopping fechado, que nem no Brasil e na Inglaterra. Em Paris em geral tem ruas de comércio e galerias de loja, mas é meio diferente de shopping mesmo), fomos na feirinha de Natal (aparentemente toda cidade aqui na França tem uma feira de Natal), e pegamos mais chuva e mais vento. Aí depois pegamos 2 trens regionais e chegamos na bela Compiègne, que pelo que Renata disse, tb choveu o dia todo.

e fotos? Bem, estão na máquina, estou com preguiça de colocar agora, mas de amanhã não passa!

Beijos a todos vou dormir!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lab da UTC

Quinta-feira passada começaram minhas aulas de TP (Travail Pratique) da disciplina MC02 (aquela de máquinas elétricas triste de difícil, mas assim, abordagem mecânica de máquinas elétricas, da qual por sinal fiz a PIOR prova da minha vida esta manhã, mas isso é outro assunto). Por alguns instantes, eu até fiquei feliz de estar em um laboratório de novo. Não era um lab de eletrônica (saudades do LDE, snif snif), mas tinha basicamente os mesmos equipamentos né (osciloscópio, fontes, etc) e o mesmo climão. Era uma mistura do LDE com os laboratório de eletrotécnica, sabe. Aliás, tinha aquele ar década de 70 do CTG, huahuahua.
Pois é amigos, aparentemente o laboraório da UTC não tinha nada demais. Nada super hitech. Mas tinha uma coisa que aí no CTG não tem, que é organização e quantidades sobressalente das coisas (tinha um armário cheio de amperímetros, voltímetros, frequencímetro óptico, entre outros). Fora que os cabos e ponteiras de prova ficam todos organizados, penduradinhos em ganchinhos na parede, separados por cor e tamanho. Eu devia ter tirado uma foto, eu sei!
E era espaçoso, bem espaçoso! Sobrava bancada gente!

E o técnico que deu a aula (eu suponho que ele seja técnico né, não sei), super me lembrou Seu Santos de Medidas Eletromagnéticas!! O cara deu monte de avisos de segurança, mesmo aqueles mais banais, no ínicio da aula.

Foi proveitosa a aula, ficamos fazendo testes num motor assincrono (ôôô, saudades de gerador) com uma carga lá, eu não entendo direito (e não é pelo francês não, é pelo assunto mesmo) mas foi bacaninha.

Beijos amores, preciso finalmente lavar meus pratos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mochilão Tooussaint - A partida de Beauvais e a chegada em Dublin

Bem, agora que o sufoco maior de provas já passou, posso começar a postar falando sobre meu mochilão nas ilhas britânicas, né!

Mas vou escrevendo aos poucos, pq tem mt coisa pra contar, huahuah!

On y va!


1e jour - Sexta 23/10: Compiègne -> Beauvais -> Dublin

Eu e meus companheiros de aventura saímos bem cedinho de Compiègne, via busu (2 euros) rumo à cidade de Beauvais, que fica a coisa de 60km daqui. Beauvais é onde tem o aeroporto, padrão de qualidade rodoviária, de onde saem os vôos baratinhos (low cost). Gastamos 20 euros na passagem Beauvais- Dublin, e isso por que pagamos caro, hehe!
Nosso vôo era somente às 13h, e chegamos em Beauvais (se lê Bôvé) às 9h, então aproveitamos para passear pela cidade. Fomos conhecer a Cáthedrale Saint Pierre, que é meio que o único ponte turístico da cidade.





Depois, pegamos um táxi e fomos pro aeroporto. E pegamos o avião para Dublin !!

Depois de um tranquilo vôo RyanAir, chegamos na bela Dublin. Nossa primeira aventura foi "Como chegar ao Hostel". Bem, tudo o que tinhamos era o endereço. Mas fomos ajudadas por um segurança do aeroporto que nos disse o ônibus que tinhamos de pegar para chegar na Talbot Street. De fato, a única coisa que entendemos ele falar foi o nº do ônibus, hehehe, afinal, demora um pouquinho pra mudar a tecla SAP de français pra english né!?


Pegamos o ônibus de 2 andares, e depois de uns 40 minutos chegamos à O'Connel Street, que é uma das avenidas principais de Dublin. Após a segunda visita do dia à Mc Donalds, fomos atrás do Hostel. Mas eu cometi um pequenino engano: o nome da rua do Hostel era Talbot PLACE e não Talbot Street. Hehe. Fizemos esta descoberta depois de pensarmos que o hostel,q ue eu reservei pela Internet, seria uma fraude, pois no nº21 da Talbot Street tinha um prédio abandonado. Mas no nº 21 da Talbot Place, que era ali pertinho Thanks God!, estava o melhor hostel da viagem, o Jacobins inn, carinhosamente apelidado de "Jacobinho".





Nos acomodamos na nossa suitenha de 10 camas, e, após descansar e tomar banho, saímos para explorar Dublin. Nessa primeira noite não encontramos a zona de bares principal, então acabamos num pub meia boca perto do hostel, bebendo uma Guiness (que é uma cervejaria irlandesa muito conhecida no mundo todo) escura, ô coisinha ruim. Aviso aos navegantes: nem esperem grandes farras nesse mochilão, pq eu e meus companheiros de viagem fizemos mais a linha "passeios o dia todo e cama a noite toda".


Ai depois fomos dormir e nos preparar para nosso primeiro dia de passeios por Dublin!

;)


[ok, primeiro dia contado, os proximos 8 vão em outros posts, assim vcs vão ter oq ler até minha próxima viagem, kkkk]

domingo, 8 de novembro de 2009

Ui, amanhã tenho minha primeira apresnetação de trabalho em francês. Quer dizer, de fato é a segunda, pq a primeira foi de Gestão de Projetos, mas eu falei bem pouquinho, era um grupo de 5 pessoas, então me colocaram p falar bem pouquinho. Mas amanhã tenho uma exposição de Economia Industrial, em dupla, para falar sobre a concorrência TVXInternet, argumentar mesmo sabe.
E pra piorar, eu me abastalhei e não percebi que a apresentação era no mesmo horário do exame pro Titre de Séjour ( que é o documento que nos permite ficar aqui por 1 ano, aí tem que fazer um exame médico). Mandei um e-mail para o professor, espero q ele deixe apresentar artigo ao fim da aula!

beijo amores, vou à missa.

domingo, 1 de novembro de 2009

de volta à França

Oi gente, cheguei hoje de manhã em Compiègne, depois de 9 dias de mochilão pela Irlanda e Inglaterra!
Foi maravilhoso, embora muito cansativo. Essa semana estou cheeeeeeeeia de provas, então só no próximo fim de semana poderei contar com detalhes a viagem, ok?

beijão!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Demain, demain, on va au

Royaume‑Uni


\0/

Uhu, amanhã começa a tão esperada viagem de Toussaint!
meu primeiro mochilão de verdade pela Europa (visto que quando fui para Bologna, a única parte mochilística foi a ida e a volta, já que lá fiquei hospedada em hotel 4 estrela)!
a primeira vez que vou dormir num Hostel (=aubergue)!

etc

tenho que arrumar minha mochila!

beijo amores!

domingo, 18 de outubro de 2009

Toussaint

Ufa, finalmente, depois de algum stresse (ok, muito) consegui finalizar meu roteiro da viagem do Toussaint (ok, finalizei os pontos principais). Explico: a universidade dá uma semana de férias, é o Toussaint (Todos os Santos). De fato, o dia de Toussaint é 01/11, mas eles dão aqui a semana de férias antes, ou seja, do dia 24 ao dia 31 de outubro. E nós (eu, Rafa e Renata) resolvemos ir para o Reino Unido, já faz bem 1 mês. Começamos comprando as passagens de avião (Ryanair):
  • Paris (Beauvais)- Dublin : Sexta 23
  • Dublin - Liverpool: Segunda 26
A idéia era ir de trem/ônibus de Liverpool até Londres, e de Londres voltar para Paris de TGV... Mas ai começaram os problemas... depois de muita indecisão sobre que dia voltariamos, acabamos perdendo a reserva do TGV (trem de grande velocidade) com preço bom, e o novo preço era totalmente fora do nosso orçamento. Além disso, o preço do trem direto de Liverpool para Londres também era totalmente fora do nosso orçamento. Então nos restou ir de ônibus pinga-pinga de Liverpool para Londres (6 horas de viagem, ui). Até tinha uns trens com preço razoável, mas o horários era péssimo, e demorava umas 4 horas, então ficamos com o bus mesmo. E de bus também voltaremos de Londres para Paris, 9 horinhas, huahaua, mas pelo menos vai ser de noite ) da noite do sábado 31 para o domingo 01. O pior é que eu comprei essa passagem para Rafa e Renata barata, mas deixei para comprar a minha depois, pq queria ver s achava um jeito de voltar mais cedo , na sexta, mas não achei, e terei de pagar o dobro deles para voltar para casa.

Outro dilema foram os aubergues. Onde ficar? Eu pesquisei muito, me guiando principalmente por sites de busca de aubergues, q tem fotos, comentários de visitantes, etc. No orkut as informações são muito bagunçadas, mas tb ajudou um pouco. O hotel de Liverpool já estava resolvido há tempos, mas somente durante esta semana reservei o aubergue de Dublin e hoje reservei os de Londres (como serão 4 noites em Londres, eu fiquei com medo de reservar um lugar ruim, então reservei 2 noites em 1 hostel, 2 noites em outro). A parte ruim foi q como fui adiando em fazer as reservas (a pesquisa eu já vinha fazend a tempos, mas como nunca chgava numa conclusão, deixava para depois) muita coisa não tinha mais vaga, e os preços estavam um pouco mais altos.

Bem, espero que dê tudo certo!!

Agora só falta eu convencer Rafa a irmos visitar o Stonehenge !!

beijo amores!!

p.s.: Sobre o jogo de quarta-feira, foi ótimo! Estádio super moderno, e olha que já tem mais de 10 anos! Estava bem cheio, a torcida era animada, fazia ôla, cantamos cazá cazá! Foi 3X1 para a França! Teve torcedor invadindo o campo e tudo o mais! No fim do jogo, tentamos tirar foto perto do campo, mas mandaram a gente sair, hehe

terça-feira, 13 de outubro de 2009

formatura!

Eu sou uma pessoa abençoada, eu sei disso. E um dos presentes que Deus me deu foram meus amigos maravilhosos que eu fiz naquele ambiente inóspito que é o 4º andar do CTG. Eu só fiquei amiga mesma da galera já no profissional (bem, de alguns eu já era próxima antes, tipo Doug e Rodolfo). Mas as meninas, em especial, só viraram minha amiga de técnicas digitais pra cá [valeu Betão!!]. Taty, minha companheira de caronas, que me deixou viciada em coisas de casamento [acho que tem noiva que não passou tanto tempo como eu passei na internet procurando coisa de casamento p Taty, huahuaa, mas esse vício já passou. Embora ainda seja um assunto que me interessa muito, hehehe]. Ré sempre tão doce, sempre tão solícita e disposta, apesar de ter as costas largas [inteeerna total né]; a dona do nosso quartel general oficial de estudos, que guarda tantas histórias nossas! Ré e Taty são casadas na eletrônica, né, mas eu sou a amante de Taty!! [interna total! II]. Sil e Ade, a dupla dinâmica, muitos risos, muitas fofocas, muita doidice nas seções de estudo [vide em eletrônica III (3 pontinhos)] ! Sil sempre reclamando pq eu falo demais! Ade minha dupra de Micro! Bah, não posso deixar de falar tb de Doug né, que nos acompanhou em todos esses momentos, que foi a primeira pessoa que conheci da minha então futura turma, e que virou um irmãozão para todas nós =D
Ah, é valido dizer que agente se aperreou muito juntas também, mas se divertiu mais ainda!

Bem, todo esse blá blá blá (de fato, eu comecei a escrever esse post a 2 dias atrás, e agora pretendo finalizá-lo e postá-lo) é porque meus amigos de Eletrônica fizeram uma coisa que foi muito especial para mim, e da qual jamais vou esquecer. Como eu já disse antes, eu vou perder "minha" formatura, devido a minha aventure européenne. E no fim de semana passado, houve a sessão de fotos para a placa e convites da formatura. Eu sempre tive uma queda por placas de formatura, huahauah, sempre adorei observá-las pelos corredores do CTG. Sei lá, é como uma marca que você vai deixar lá depois que se formar. É um símbolo de tudo que a pessoa viveu naquele prédio. A muito tempo atrás eu encontrei a placa de formatura da minha mãe (pra quem não sabe, ela era engenheira civil). Faz quase 20 anos que ela se foi, mas a placa ainda está lá, mostrando que ela passou por ali. E aí eu imagino tudo que ela deve ter vivido ali, assim como u vivi. Enfim, voltando à sessão de fotos, qual foi minha surpresa quando, ao olhar o álbum do orkut de Ré eu vi que eu também estava presente em algumas fotos não-oficiais, hehehe. As meninas (eu acho que foi Taty, por que ela que "me" segurava em todas as fotos) imprimiram uma foto do meu rosto e colaram no rosto de um bichinho de pelúcia, e levaram pra seção de fotos =D Isso significou mt pra mim, por que por muito tempo eu sonhei no dia que eu estaria lá com elas, celebrando nossa formatura, nossa vitória. E de certa forma eu estive né, nos sentimentos daqueles que gostam de mim.

Obrigada pessoal ;)





sábado, 10 de outubro de 2009

sobre o clima louco de Compiègne

Eu achava que não usaria mais um short esse ano (bom, não sem meia-calça). O outono chegou, a temperatura estava caindo, assim como as folhas das árvores. Usar no mínimo 2 blusas e 1 casaco estava virando rotina (eu inclusive fiz uma feirinha básica de roupas de meia estação semana passada, ahuahau), e eu já estou decidida a comprar um casaco mais grosso, por que os meus não darão conta do recado em algumas semanas (ok, tem o Manteau do lã de madrinha, mas ele é muito sério).
Mas nesse momento eu vos escrevo de short e sutiã, de tanto calor que está fazendo! Fora que meu quarto, assim como meu quarto de Recife, pega todo o sol da tarde, o que o torna especialmente quente. De fato, ao longo da semana, fez calor vários dias, ou melhor dizendo, não fez o frio que se esperava, mas como de manhã (aqui só amanhece as 7h30 da manhã, antes é escuro) é sempre friozinho, saio de casa preparada p frio, e depois passo calor.

Ah, Rafael e Renata foram p Mont Sant Michel, excursão da universidade. Eu não fui, pq combinei de encontrar Taoï, minha prima, e Tio Romero, em Paris, amanhã. Enquanto isso, estou abandonada aqui no Roberval, no calor!!

Vou abrir mais a janela, acho que vai melhorar!!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

football


Aha, quarta da próxima semana nós vamos ver um jogo França X Áustria, no Stade France, em Paris! Que por sinal foi o estádio onde houve a final da Copa de 98, mas deixemos isso para lá...

Então, vão umas 14 pessoas aqui de Compiègne, e nós estamos no meio (de fato, estamos organizando). Segundo fui informada, a França precisa ganhar esse jogo para ir para a Copa de 2010... Advinha pra quem a brasileirada vao torcer, huahau!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

2/12

Hoje, 5 de outubro, fazem 2 meses que cheguei a Compiègne. Que deixei minha vidinha que eu amo tanto em Recife, as pessoas queridas e tudo mais, pra realizar meu sonho de morar fora. Que cheguei totalmente perdida, com o francês mais travado que tudo. Que fiquei não tenho idéia de quanto tempo desarrumando minhas malas, num calor horrível no Cap Affaires, pq eu não sabia como abrir a janela. 2 meses que sai as 8 da noite pela cidade com a Renata atrás de algo para comer, mas estava tudo fechado, mesmo sendo dia claro. 2 meses.
Muita coisa aconteceu nesse tempo; eu guardo cada uma dessas coisinhas aqui na minha memória (e boa parte no blog também né!) com muita emoção. Estar aqui, é meio irreal quando eu paro pra pensar. E tenho medo que passe rápido demais!
Eu sei que daqui a muitos anos, quando eu olhar para trás e lembrar dos muitos anos que terei vivido (se Deus quiser!), sem dúvida 2009/2010 vai estar na lista dos mais marcantes, dos mais importantes. Eu nunca vou esquecer, e nunca vou deixar de agradecer a Deus, todos os momentos que passei/passo/passarei aqui. Das coisas mais banais, como caminhar a beira do Oise (o rio da cidade) às coisas mais deslumbrantes, como assistir a Torre Eiffel acesa a noite, piscando.

Mas tem suas desvantagens, é verdade, passar todo esse tempo longe né. É aquela coisa: as melhores festas sempre caem nas vésperas de provas/ quando vc não tem nada para fazer no fim de semaa, ninguém te liga, quando você tem algo já marcado, recebe várias outras propostas / no ano que eu estava sem beber (promessa) só o que tinha eram fetsinhas com bebida free.
Eu estou meio assim, falando essas coisas, pq ontem foi o Chá de Panela de Taty, minha amiga, e eu obviamente não estava lá. Eu que abandonei meu posto de demoiselle (tipo dama de honra adulta, que nem nos filmes americanos) para viajar. Não estive no Chá, não estarei no casamento. Os momentos mais importantes da vida da minha amiga e eu não vou estar lá. A festa que eu acompanhei cada planejamento, cada idéia, sobre a qual passamos horas e horas falando, eu não vou.
Também vou perder a formatura de Mari e de Marcellinha (bom, uma das duas eu teria que perder de td jeito, pq serão no mesmo dia). Minhas amigas de longa data se formando, tornando-se engenheiro e advogada, respectivamente, e eu aqui longe, sem poder abraçá-las e dizer quão feliz e orulhosa estarei pela realização delas.
E por fim, minha própria formatura! Ou melhor dizendo, a formatura da minha turma, que lutou comigo todos esses 9 semestres na UFPE, em busca de se tornarem engenheiros eletrônicos. Toda formatura que eu vou desde que entrei na faculdade, eu sonho com o momento da minha formatura, tanto a colação quanto o baile. Como eu vou só colar grau quando voltar da viagem, nem sei se terei ao menos uma colação no teatro. Baile, talvez se eu participar da festa da turma de 2010.1. Mas não vai ser a mesma coisa, não é a minha turma, eu não tenho uma história com eles. Eu sempre adorei placas de formatura. Este fim de semana o pessoal vai tirar as fotos da placa e do convite, e bem, eu não estarei nelas. Minha foto não vai ficar eternizada nas paredes do CTG junto com a deles, meus companheiros nessa longa jornada que tem sido a engenharia eletrônica.

hahaha, fora que eu vou perder várias festas de arromba né? hauhaua, adoro bailes!

Observação:
Não, eu não estou reclamando de estar aqui! Que fique bem claro, hauhauhau, isso é o sonho de td a minha vida! Mas bem, é meio triste pensar nas coisas que estou perdendo ai no Brasil né. Mas, colocando na balança, o que eu ganho aqui pesa mais ;)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

postando da Biblioteca

Aha! eu descobri que aqui na biblioteca da UTC tem tipo uma cabinezinhas onde dá para ligar a bateria do laptop e utilizá-lo normalmente! Que nem tem no CTG! Vou trazer o laptop pra universidade com mais frequênencia, e ai, nos intervarlos entre minhas aulas posso ficar fazendo minhas coisas. Na UTC tem vários pc's com acesso a internet nos corredores, mas não tem cadeira, então fica ruim de passar muito tempo lá.

Outra coisa que preciso fazer é começar a ir estudar francês no Centro de Línguas, porque, além de frequentarmos as aulas de Francês, é necessário passar 15 horas ao longo de semestre no Centro de Línguas, seja estudando, lendo, vendo sites educativos.

Eu acabei de sair da aula de francês. Minha turma de francês é a menor turma do meu nível, eu acho, somos 6 brasileiros, 1 mexicano, 1 romena (siiiim, uma romena, kkkk), e 7 chineses. Os chineses são legais, eles inventam nomes ocidentais para si mesmo, de modo a facilitar a convivência, hehehe. Então em vez de Feng, Liu, Miu, etc, temos Robert, Louis, Camille, Claire... Mais prático não é?

Na minha sala, cada não chinês tem um chinês de dupla, menos eu, por que Eduardo (um brasileiro do CEFET de Curitiba, que por sinal talmbém faz Eletrônica no Brasil) é egoísta e tem 2 chineses, formando um trio! kkkkkk Essas duplas/trios foram formadas para apresentar seminários sobre a França ao longo do período, mas, em geral, os grupinhos se sentam juntos nas aulas. Eu não tinha grupo (/excluíida) ai entrei na dupla da romena+chinesa. A romena se chama Georgiana. Conclusão: todas as mulheres romenas têm nomes terminados em Ana!
<>
Ah, mas nas últimas 2 aulas eu me sentei junto da chinesa de Larissa (brasileira da PUC-PR), o nome dela é FENG FEI, mas eu não sei o que é nome e o que é sobrenome =/ O nome dela francês é Fanny, eu acho. Ela é legal, sabe falar obrigada, bom dia e boa noite em português (já eu não sei falar nadinha em chinês!) Ela ainda não comprou o livro de francês, então ela faz as atividades junto comigo.

De um modo geral, os chineses sabem muuuita gramática, mas têm problemas em se expressar, ler, etc. Pq os sons são muito diferentes dos da língua deles né? Pra nós de língua latina é beeem mais simples. Tem muita coisa parecida. Os tempos verbais em geral têm o mesmo emprego que em português, então pra gente não é tão difícil saber que tempo usar, o difícil é saber a conjugação, que é bem complicadinha, cheia de verbinhos irregulares. Pelo menos em português todo verbo acaba em R, mas não em francês. Mas nós não somos tão esforçados que nem eles, os chineses, né? huahuahua, Se bem que Rafael me disse que na sala dele do curso intensivo teve um chinês que filou na prova, então eles não são tão estudiosos e dedicados assim !?

Eu estudei 2 anos francês no Brasil, né, então eu aprendi a gramática quase toda... mas eu me esqueci de muita coisa, já que lá eu só dava uma estudadinha no dia da prova mesmo, então não fixei bem o conteúdo. Mas tenho certeza que revisando fixarei =D

Hah, outra coisa que não falei, Rafa foi esse fds para a Oktoberfest em Munich! Não, eu não fui não. Nós tinhamos decidido não ir, pois é muuuito longe, coisa e tal, e eu não queria perder minha aula de francês na sexta a tarde. Mas muita gente se organizou para ir, de carro alugado, e então esta semana surgiu uma vaga no carro do pessoal, pois uma das pessoas queria desistir e ofereceu sua vaga à Rafael. Ai ele foi esta manhã. =D

Estou morrendo de fome, mas não voltei pra casa depois da aula, pois estou esperando Renata, que tem aula até as 18h30, pois queremos ir numa loja que tem no centre ville , a qual está em promoção, huauhau, a Pimkie.

beijos, saudades!

Ah Taty, bom chá de panela!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

carência

Poxa, só Taty comenta no meu blog! Será que ela é a única que lê também?
Amanhã tenho que ir no Bureau des Etudiants (é tipo â associação de estudantes) perguntas umas coisas, para o meu projeto de GE37, a convenção de malabaristas, eu já comentei antes aqui. Eu odeio fazer essas coisas de pedir informações, mesmo em português... e eu nem sei onde fica o BDE. Grrrrrr!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

presa no Clos des Roses

Ai, ai, é cada situação em que eu me meto! Neste exato momento, estou no ap de Rafa, no Clos des Roses; vim aqui lavar roupa né (pq a máquina de lavar aqui é a ficha, e a galera brasileira tem uma malícia de por fio dental na fixa e puxá-la de volta, então sai de graça, enquanto no Roberval, são 3 euros para lavar e 1 para secar), mas as 21h30 a energia da lavanderia, que fica na frente do ap de Rafa, é cortada, para que ninguém use após esse horário. Mas conhecendo brasileiro, vocês já imaginam que também encontramos uma solução para isso: ligar a máquina de secar e lavar numa extensão na tomada do corredor.
Eu coloquei minhas roupinhas para lavar e quando fui ver, a máquina parou de funcionar. E com a máquina desligada, não se consegue abrir a portinha e tirar as roupas. Até aí tudo bem. O problema é que a tal extensão encontra-se atualmente no quarto de Victor (amigo nosso, de Recife tb), pois ele aparentemente teve sua energia cortada por falta de pagamento (afinal, como bons brasileiros, não entendemos como se paga uma conta se não chegou nenhuma fatura pra pagar? a pessoa que tem de ir atrás de pagar?), e ligou a geladeira na tomada do corredor, com essa extensão (a energia da tomada do corredor é do prédio). E ele não quer voltar pro ap dele com medo do vizinho francês dele brigar por terem cortado a luz, hehehe (os aps aqui no Clos des Roses, onde Rafa e os outros pernambucanos bolsistas moram, é composto de 2 quartos individuais, 1 cozinha e 1 banheiro).
Enfim, preciso de uma extensão para religar a máquina e seguir minha lavagem de roupa. Espero que minhas roupinhas não encolham dessa vez (as vezes, elas encolhem na secadora daqui)

ai ai, é divertido demais!

sábado, 26 de setembro de 2009

Parc La Villete - Paris - 26/09

Eu sei que estou super atrasada nos meus post contando das minhas viagens, ou melhor, passeios, pq viagem mesmo só fiz para Bologna para encontrar meus padrinhos (saudades!!). Mas é que é melhor eu pular os atrasados e passar logo para o evento de hoje né? Depois de 2 fins de semana sem pegar o trem legal para Paris, eu e a cidade luz novamente nos reencontramos. Desta vez, nosso objetivo era conhecer o Parc La Villete, no leste de Paris. É um parque muito bonito, bem cuidado, enorme, e cheio de atrações turísticas culturais, além de muito espaço verde, onde viamos várias famílias aproveitando o sábado! Nesse parc, há a Cité des Sciences et de l'Industrie, que é uma espécie de centro cultural, com várias exposições permanentes e algumas móveis, sobre ciencia, tecnologia, comportamento... Eu não tinha visto fotos da estrutura da Cité antes, então, foi uma agradável surpresa ver como são lindas suas instalações. Vejam vocês mesmo na foto abaixo:


Nessa esfera prateada, que se chama La Géode, tem um cinema em 180º, super moderno. Assistimos uma seção de um documentário da National Geographics, Golfinhos e Baleias em 3D!! Foi bem divertido, mas esperavamos mais da tal tela de 180°, acho que era pra ter escolhido um filme sem ser em 3D, que talvez usassem mais da tela grandona... assim, a tela era maior que uma tela normal sim, e era curva né, dentro da esfera, mas pensávamos que seria mais tchan sabe! Mas valeu a pena sim os 7 euros, eu adoooro filme 3D (menina pequena sou eu!). Em seguida, farofamos um pouco no parque, pois já era hora de almoço, e voltamo ao la Cité para ver as exposições permanentes. A título de explicação: essas exposições são bem interativas, basicamente compostas de jogos, atividades que o visitante pode fazer para entender certo fenômeno (estilo "toque no poliedro que não é regular", na seção de geometria) , e não havia instrutores, apenas máquinas, computadores, com vídeos explicativos sobre os diversos assuntos abordados.


Começamos por um sobre Matemática que era muuuito boa, foi minha preferida, tinha vários experimentos interessantes. Depois postarei fotos dos experimentos que mais chamaram minha atenção. Depois, fomos à exposição sobre sons. Tinha uma sala onde tocavamos uma bateria virtual, qum via de fora achava que éramos doidos! Ah, havia também uma máquina de identificação vocal em que ficávamos conversando com uma imagem da Monalisa, ótimo!

Ai chegou a hora da nossa seção no planetário... umas das melhores partes do passeio! Realmente parecia que estávamos olhando o céu estrelado, vendo a Terra, o Sol, etc!

Quando saímos do planetário fomos ver as outras exposições, mas já estávamos um pouco cansados... Bem, nessa segunda parte do passeio, o que me chamou mais a atenção foi a seção de imagens, cheio de atividades do tipo "ilusão de óptica". Adorei!

Quando saímos da la Cité des sciences passeamos um pouco mais pelo parque la Villete e em seguida fomos na região da Bastilha. Passamos menos de meia hora nessa área, foi mais mesmo para conhecer o monumento à queda da Bastilha e o parque des Vosgues. Esses locais são mostrados nas fotos abaixo.




Ai percebemos que estava na hora de pegar o trem de volta para casa e partimos de mêtro rumo a estação Gare du Nord!

Essa é a história deste sábado 26 de setembro!

sobre minhas disciplinas na UTC

Eu já escrevi falando como funcionam as disciplinas na UTC, mas ainda não expliquei direito as cadeiras que estou pagando. Aqui eles chamam as disciplinas, cadeiras, etc, de u.v. (unidade de valor). Pago 5 uv's, as quais são:
  • MC02 - Entrainements electriques a vitesse variable. É minha uv com maior carga horária. 2 horas de aula + 2 horas de TD toda semana, + 4 aulas de 4h de TP, nos meses de novembro e dezembro. Para quem não leu o penúltimo post, TD é um aula só de exercícios, estudos de caso, etc, e TP é aula de projeto. O TD de MC02 é só de questões, graças a Deus o prof faz tds as questões no quadro. Ele dá tempo para as pessoas fazerem antes, mas eu não entendo naaaada do assunto. Preciso estudar, mas é muito chato, e muito difícil. Eu só entendo 50% dq ele fala, pq é mt coisa técnica. Como eu já falei, é no mesmo domínio de Conversão de Energia, máquinas elétricas, mas tem mais mecânica no meio. E eu já odiava conversão, não entendia bulhufas da aula em português, em francês é que não compreendo mesmo. Mas tudo saira bem, tenho certeza =D

  • GE37 - Gestion de Projet. Eu sei que para pessoas de engenharia ele
  • SY08 - Modelisation des systèmes a evenements discrets. Essa uv é trabalhosa, mas é mais gostosa. São 1h30 de TD + 2h de curso toda semana , e 2h de
  • TP a cada 15 dias. No TP vamos aprender a programar em Ladder Automate Programmable Industriel, que é algo que eu esqueci como se diz em português, hauhua, mas acho que dá pra entender o que é. No curso, atualmente estamos dando máquina de estados finitos, redução, mealy, moore, essas coisas q já aprendi em Técnicas Digitais. Mas ai depois vamos dar redes de petri, trabalhar com grafcet, pelo que sei. O professor é o que fala mais claro de todos os meus professores, dá pra compreender 85%. Mas o professor do TD fala meio baixo e pra dentro, é meio complicado acompanhar.
  • trônica UFPE qualquer coisa que pareça ser de eng. de produção soa como fácil, mas Gestão de Projetos aqui definitivamente não é trivial. Temos 2h de aula por semana, mais 3 horas de TD, onde discutimos casos práticos e recebemos orientações sobre nosso Cas Flux que é um projeto de verdade que temos de desenvolver. projeto de qualquer coisa. Eu me infiltrei num grupo de franceses ( o pessoal da universidade em geral é muito fechado) e organizaremos um congresso de malabaristas, huahuaha, parece bizarro, e é, mas pelo menos tenho um grupo, e os caras são compreensivos com o fato de eu não ter condições de participar tanto quanto eles, pela questão de não dominar a língua ainda. Tivemos uma reunião até agora, eu não discuti nada, só prestei atenção e eles me passaram a tarefa de descobrir no tipo grêmio estudantil daqui da UTC quais eventos estão programados para dezembro. E tem muito material da cadeira para ler também. A prova será td escrita, de argumentação, então exigirá muito de mim. Ui ui, mas se Deus quiser, eu dou conta.
  • GE20 - Economie Industrielle. Também não é trivial não pessoas, tem um mói de artigos para ler e estudar. Em geral artigos de revistas, jornais, sobre economia. O professor fala um pouco baixo, e faz muitas perguntas para os alunos (e os alunos falando, ai é que não dá p entender quase nada, falam muito rápido). São 2h de TD e 1h de aula. Tenho de fazer um trabalhinho sobre google versus MicroSoft, por sinal, com mais 2 franceses. Aqui o pessoal gosta muito desse negócio de projeto, trabalhinho, apresentação oral...
  • LA92 - Français Niveau II - Eu fiquei realmente triste pq nao fiquei no nível III, como eu esperava, já q estudei 2 anos de francês, mas paciência, sei q tenho minhas limitações, e apesar de já ter visto boa parte do assunto de gramática, nao lembro ou não consigo empregar tudo como deveria. E eu não fui pro III pq me lasquei nas provas do curso intensivo, admito, não preparei com cuidade minha apresentação oral, então, fui mal e não fui pro nível III, como cerca de metade da minha turma do curso intensivo de francês. Paciência. O nível II é bem misturado, tem gente que fala muito bem, melhor que eu, e tem gente que tem certa dificuldade ainda de se expressar. è o nível adequado para mim mesmo, no III eu seria a pior aluna, uhauhaua. E minha turma é legal, constituida basicamente de chineses e brasileiros. Atualmente, estamos concentrados em redigir um bom CV e uma boa carta de motivação para conseguir um bom estágio =D Ah, são 4 hrs de aula por semana.
êEÊêÊ, consegui finalizar esse post! fazia tempo que eu queria falar desse tema e não consegui!

Ah, a seguir 3 fotos da UTC. A primeira é do Centre Pierre Guillaumat, que é o prédio mais novo da UTC, mais moderno, onde tenho o TD de GE37 e os TP de Sy08 (aqui a gente só chama as uv's pelo código). Aqui parece que estou numa universidade da Europa sabe! Na foto de baixo temos o Centro De Pesquisa, que é um prédio mais antigo, assim, década de 70/80, fácil fácil de se perder!! è onde terei meus TPs de MC02. Nesses dois prédios que citei, é onde ficam os departamentos das engenharias, os laboratórios, as salas dos professores, etc.




E nessa última foto temos o Centro Benjamim Franklin, que é o prédio mais antigo da UTC, onde tivemos todo o curso intensivo de francês e onde tenho todas as minhas aulas de curso e alguns TDS. è feinho né?huahuaha As salas do BF são mais simples, muitas estilo anfiteatro, outras menores para os TDs. O departamento de línguas fica aqui. O centro Benjamim Franklin fica perto do centro, perto da minha casa; já os outros dois centros que fiquei ficam mais distantes. Acredito que a UTC foi se expandindo e, como não devia haver mais terrenos vagos próximos ao centro, construiram esses centros mais novos um pouco mais afastados. Em geral, quando falamos "estou na UTC" é porque se está no centro Benjamim Franklin; quando se está no Centro de Pesquisa ou no Pierre Guillaumat a gente diz que está no "Centre de Recherches".


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

direito de resposta + festa brasileira

Sobre os comentários no tópico anterior, eu não me atrasei!! Na verdade eu acho que não me atrasei, por que não me lembro se escrevi aquele post antes da aula da manhã (a qual eu me atrasei, só entrei no intervalo) ou da aula da tarde (essa eu cheguei em tempo).
Mas é lasca, qualquer atraso de 3 minutos os professores aqui reclamam. Muitas vezes não deixam nem entrar. Mas eu dou aquele meu jeitinho brasileiro e entro no intervalo (em geral, os profs. dão intervalo de 5 minutos após 1 hora de aula). Comentário interno para os colegas de Eletrônica/UFPE : aaah, que saudade de conversão de energia, que o professor só reclamava quando chegavamos mais de 30 minutos atrasados...
E aqui ninguém sai durante a aula, nem mesmo para ir ao banheiro.

Ontem teve uma festa brasileira aqui! Explicações: aqui na França as pessoas em geral gostam muito de participar de associações. A universidade tem várias associações de estudantes, e uma delas é a ESPERANTO, que tem por objetivo auxiliar e integrar os alunos estrangeiros, já que somos muitos, entre graduação sanduíche (oq eu faço), dupla titulação e até mesmo os que fazem o curso todo aqui (em geral, vietnamitas e chineses, além dos africanos de ex- colônias francesas). Tem também o pessoal de mestrado e doutorado (de Recife, tem 1 menina fazendo doutorado-sanduíche e 3 fazendo o mestrado aqui). Ah sim, voltando à ESPERANTO, então, essa associação organiza festas, viagens, atividades diversas para os estudantes estrangeiros. E cada semana eles fazem uma festa de uma nacionalidade. Assim, por fazem leia-se: mandam os estudantes daquele país preparar algo típico e vendem na festa para arrecadar fundos. E isso acontece no bar da universidade, o PIC. Sim, tem um bar na universidade! Nas instalações da universidade; inclusive, só se compra qualquer coisa lá com o cartão da universidade, o mesmo cartão que usamos para pagar nosso almoço, máquina de café, etc. Eita, eu nunca falei do cartão né? Nossa carteira de estudante daqui tem um chip, então "carregamos" ela com dinheiro e podemos usar no restaurante universitário, no bar, para comprar apostilas na biblioteca, e também é aceito em alguns estabelecimentos comerciais, tipo um visa electron.

Voltando a festa brasileira, tinhamos 50 euros para fazer um prato típico + sobremesa para cerca de 100 pessoas. O pessoal que estava organizando resolveu então fazer arroz carreteiro e brigadeiro mole no copinho! Então na segunda a noite a mulherada brasileira (créditos para Carol, Larissa, Carol, Vi, Renata, Ana e eu!) se reuniu aqui no Roberval, interditamos a cozinha do 4º andar e começamos a preparar a comida. Ok, eu piquei a linguiça. Tentei limpar a carne mais é muito difícil. Também mexi a panela do brigadeiro.

Foi bem massinha a festa, estava cheeeio de gente, os meninos fizeram uma seleção de músicas brasileiras bem bacana! Definitivamente, nenhum povo é tão animado como os brazucas!

Mas o bar fechava as 21h30 (matinê praticamente), então depois o pessoal foi para um bar/boate perto da faculdade, o Sun Club, continuar a festa. Os meninos (crédito para Luiz e Caio)fizeram um clip bem legal, com músicas brasileiras, paisagens das principais cidades, contemplando os locais de onde vinhemos (Recife, Curitiba, Rio de Janeiro e Itajubá). No fim, mostrava todas as copas que o Brasil ganhou, mostrava um slide da Copa de 2010 e por fim a bandeira da argentina e uma foto de Maradona, com a pergunta "On y va, et vous?" - TRADUÇÃO: NÓS VAMOS, E VOCÊS?

Foi muuuuuuito legal, os argentinos pegaram ar, kkkkkk

eita, preciso ir se não me atraaaaaso!!!

beijo, amo vocês!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

sobre como são as cadeiras aqui em Compiègne

Olá pessoas queridas!
Cheguei na terça-feira de Bologna, depois (depois é a palavra que mais escrevo aqui no blog)conto em detalhes e fotos minha viagem, vai render uma postagem GIGANTE!
Agora tenho de ser rápida porque tenho aula de Francês daqui a pouquinho, e não posso me atrasar!
Bem, este post tem o objetivo, como diz o título, de explicar como são as cadeiras, as disciplinas, aqui em Compiègne. Afinal, só fiz falar de passeio e viagem aqui no blog né, e estudo que é bom nada, huahuaa.
Bem, o curso de engenharia aqui na UTC é divido em duas etapas:
->Tronco Comum, que são os 2 primeiros anos, o equivalente ao nosso querido e saudoso Básico, da UFPE
-> Branche, que é o equivalente ao nosso profissional, com 3 anos de duração. Pelo que eu entendi, ao fim do tronco comum o aluno escolhe em qual branche se matricular. As opções aqui são:
*GM - Engenharia Mecânica,
*GSM - Engenharia de Sistemas Mecânicos (os brasileiros que fazem Eng. de produção aqui fazem GSM),
*GP - Engenharia de Processos (os brasileiros que fazem Eng. química aqui fazem GP),
*GB - Engenharia Biológica ( que é o que Rafael faz aqui. Pelo que eu entendi, é mais abrangente que a Engenharia Biomédica da UFPE - acredito que é equivalentemente a mesma diferença de biomedica e biologia, aí no Brasil. Dizem que é o melhor curso da área em toda França)
*GSU - Engenharia de Sistemas Urbanos ( os intercambistas de eng. civil, arquitetura e também eng. ambiental aqui fazem GSU. É o curso que minha vizinha e colega de banheiro, Renata, faz)
*GI - rapaz, eu não consegui achar uma tradução para GI, que é Génie Informatique, é como engenharia da computação, eu acho.

Eu faço mecânica aqui, hehehe! Assim, eu escolhi o branche Mecânica, mas, das quatro cadeiras que faço aqui fora o francês, apenas uma é de mecânica mesmo. As outras tem alunos de vários cursos. Depois (olha ele de novo!) eu escrevo especificamente sobre minhas cadeiras.

As disciplinas, que chamamos de U.V., se dividem em 3 grupos:
->Técnicas e Métodos (TM)
->Conhecimentos Científicos (SC)
->Tecnologia e Ciências Humanas (TSH)

Das minhas 5 cadeiras, 2 são de de TSH ( Francês e Economia Industrial), 1 é de SC (Modelagem de sistemas a Eventos discretos) e 2 são de TM ( gestão de projetos e uma doida de mecânica que tem um nome muito difícil, uhauha, eu não decorei não ainda. Para o pessoal de eletrônica: é uma "conversão de energia" bem pior)

A carga horária das disciplinas é dividida em 3 tipos de aula, que acontecem em horários independentes:
-> curso, que é a aula mesmo, onde o professor ensina a matéria
-> trabalho dirigido (TD), onde o professor, não necessáriamente o mesmo que dá a aula, faz exercícios, casos pedagógicos, etc. Em geral, uma disciplina tem várias sub-turmas de TD, cada umas com cerca de 20 alunos. O sistema de matrícula da UTC que define em qual sub-turma ficamos
-> trabalho prático(TP), só algumas cadeiras tem aula de TP. É como as aulas de laboratório que temos em Recife. Sá 2 cadeiras minhas tem TP. O TP não tem toda semana não, em geral, tem a cada 15 dias.

aaaaah, vou chegar atrasada na aula! E aqui os professores reclamam de quem chega atrasado e muitas vezes não deixam entrar. Mesmo que seja no início da aula!! Mas eles dão intervalo de 5 min, mesmo nas aulas de 2 horas de duração.

beijos!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bologna!

Meu blog está jogado às moscas, agora que eu me empenhei mais em escrever, ninguém comenta nada!
Mas continuarei meu monólogo aqui!
Gente, eu sou muito abestalhada, esqueci de contar uma coisa muuuuuito boa para vocês: vou ver meus padrinhos este fim de semana!!! Siim, sim! Não, eles não vêm para Compiègne. Eles chegaram ontem em Bologna, na Itália, para uma feira de negócios! Eles estão representando a FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), do qual são membros. Em outras palavras, é uma viagem free!!
Muitas exclamações né! É para expressar minha alegria em poder vê-los depois de 1 mês longe e sabendo que passarei mais alguns meses sem ver ninguém da minha família. Fora que eu vou conhecer a Itália!
Sexta-feira (11/09) pego um trem para a cidade de Beauvais, que é onde tem o aeroporto de vôos baratos. Meu vôo, ida e volta, custou E$80,00, com taxas. E foi caro viu! Essa empresa que eu vou viajar, a Ryanair, é super famosa aqui entre os lisos, sempre tem ofertas de passagens baratinhas (semana passada tinha passagem de 1 centavo, e sem taxas de embarque, mas o site ficava dando erro). Mas também não tem conforto nenhum, não dão nem maxi goiabinha, e cobram taxa extra pra tudo. Eu tenho que ver como arrumarei todas as minhas coisas no meu mochilão de 40 litros!! Pq é a única bagagem que posso levar! Mas eu ainda preciso descobrir como chegar da estação de trem de Beauvais para o aeroporto de Beauvais!!
Ai depois que eu chegar em Bologna, já descobri um ônibus que sai do aeroporto e deixa na rua do hotel dos meus padrinhos. A bronca vai ser me comunicar em Bologna! Umas colegas aqui de Compiègne que foram mês passado para Milão disse que era difícil lá achar pessoas que falassem inglês!
Ontem eu liguei, via skype, para o hotel dos meus padrinhos, ai fui falando em inglês né, afinal, atendente de hotel no mínimo tem de falar inglês. Mas era uma agonia, toda hora vinha a palavra em francês na minha boca! Mas eu acho que não falei nada em francês não.

Vou comer Bolonhesa de verdade!!

beijos, amo vocês, saudades

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

sobre o tempo em Compiègne

O tempo em compiègne é bem instável. Assim que cheguei, a um mês atrás, fazia bastante calor durante o dia e às vezes esfriava um pouco a noite. E não escurecia antes das 22h. Aos poucos, os dias foram esfriando e começou a anoitecer mais cedo. Mas, desde que começou o mês de setembro, estava fazendo bastante frio (frio para os padrões de uma nordestina que dorme sem ar-condicionado)!! Assim, quando saíamos de manhã para a aula fazia cerca de 17°C - mas como ventava bastante parecia mais frio -e ia esquentando ao longo do dia, mas não chegava a fazer calor. No início da noite voltava a esfriar e acredito que de madrugada chegava à uns 13°. Eu já estava me acostumando com a idéia de ter de sair de casaco todo dia e pensando em aposentar meus modelitos de verão. Entretanto, desde domingo passado, voltou a fazer sol!! Segunda de manhã eu ainda sai de meia-calça e vestido, mas o resto do dia, até à noite, fiquei só no vestidinho mesmo. Desde então, o tempo está bem "verão".Até de janela aberta eu dormi!! E com pijama que eu usava em Recife!! Espero que o frio não volte com muita pressa, afinal, teoricamente, o verão no hemisfério norte só acaba em 22 de setembro!! E eu quero usar minhas roupas de meia-estação!! O vídeo abaixo é meio antiguinho, foi um dia que choveu bastante a noite, eu ainda morava no Cap Affaires. Pelo barulho da chuva, eu acho que era granizo! kkkk, mas só eu e Renata notamos isso, as outras pessoas acham que foi apenas uma chuva forte. Mas chuva forte faz esse barulho todo, huahauhaua! Bem, se não foi granizo, com certeza daqui para janeiro eu terei minha primeira chuva de granizo. Quem sabe até neve né?

reconhecer

Noite passada eu e Renata assistimos ao filme "Maria Antonieta", no qual Kristen Dursten interpreta a rainha da França, esposa de Luis VXI (os reis que foram depostos e executados com a Revolução Francesa). Filme este que, por sinal, eu baixei na minha super internet a uma média de 1,5 Mb/s. Mas de nada adianta toda essa velocidade se não consigo nem baixar em torrent nem no Megacubo (programa de ver TV pela internet), pois a rede daqui do Roberval não deixa. Rapidshare até que daria, mas tem sempre alguem que já está baixando (e só pode baixar 1 pessoa por vez). Megaupload ÀS VEZES consigo baixar.
Ah, voltando ao filme. Bem, a maior parte do filme foi gravada no palácio de Versailles. E eu conheci-o semana retrasada!! É tão mágico ver um filme e reconhecer os cenários, lembrar de tal jardim, tal sala, etc!!
Meu próximo post com certeza será sobre Versailles!

Beijos!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Amiens!

hehehe, pra variar, não atualizei o blog como havia prometido no post anterior. Bem, vou falar agora do último passeio do curso intensivo de francês, que ocorreu no dia 26/08/2009.
Bem, Amiens é a "capital" aqui da minha região, a Picardia. É uma cidade bem maior que Compiègne, tem cerca de 130 mil habitantes, enquanto Compiène tem apenas 40 mil! Foram cerca de 2h de ônibus até chegarmos em Amiens. O objetivo principal da visita era assistir ao espetáculo de luzes na Cathédrale Notre-Dame d'Amiens. Entretanto, esse espetáculo só aconteceria às 22h, e chegamos lá às 17h. Estacionaram os ônibus da excursão à uns 10 minutos a pé do centro e a única instrução que tivemos foi de estar as 22h na Catedral. Então saímos explorando nós mesmos, auxiliados por um folder com os pontos turísticos da cidade. Assim, a cidade nao tinha lá muita coisa pra se ver além da Catedral. O pior é que a gente nem conheceu a Catedral por dentro, quando chegamos ela já estava fechada. Mas foi um dia bem legal! Tiramos foto na frente do palácio de Justiça (a foto das escadarias abaixo), fizemos farofada numa pracinha simpática, Rafael e Victor invadiram na maior cara de pau um centro de esportes que tinha lá, para ver o estádio de hóquei no gelo (os outros meninos entraram mas foram convidados a se retirar) e tiramos fotos em monumentos que não sabiamos exatamente o que eram. Aí depois voltamos para a praça, para ver o tal espetáculo de luzes na fachada da igreja. Eu não esperava que seria tão lindo. Nossas fotos não ficaram lá grande coisa, mas dá para ter uma idéia do que vimos. A Catedral de Notre Dame d'Amiens é no estilo gótico, é a maior catedral em volume da França!É enooorme. E toda sua fachada é ornamentada com imagens em alto relevo na pedra, muito lindo, muito bem feito, com detalhes impressionantes. o espetáculo que assistimos consiste de "colorir" os desenhos da fachada com luzes.nos mínimos detalhes. E eles vão acendendo aos poucos, com uma música bem "gótica" ao fundo, é super mágico !! Aahaha, ótima minha definição né? Foi sem dúvida uma das coisas mais lindas que já vi na vida.
Depois nos aproximamos, para ver de perto, era incrível! Uma riqueza de detalhes!!

Apreciem as fotos!!

Beijos, amo vocês!!